Comportamentos Disfuncionais

Acumular objetos sem utilidade
Muitos gostam de ter reservas, nunca se sabe quando precisaremos daquela sacola plástica, então providenciamos um “puxa saco” – recipiente próprio para armazenar sacolas de supermercado.


Auto sabotagem
- Homem abandona família, mas foi exatamente isso que ele prometeu não fazer, pois seu pai havia feito a mesma coisa e ele sabia o quanto poderia ser doloroso para todos.

Autodestruição
Comportamentos auto-destruidores
Reuni alguns exemplo de comportamentos, os quais podemos pensar sobre resultados negativos quando a meta seria viver melhor.

Baixa assertividade
Existem pessoas que vivem "engolindo sapos". Em psicologia chamamos esse comportamento de “Não Assertivo”.

Ciumes
Ciúmes Significado
Alguns consideram que o ciumento tem algo como um "demoniozinho" escondido dentro de mente dizendo que está sendo traído ou que não seria tão importante como gostaria de ser.

Comportamento agressivo
Algumas vezes o que faz uma pessoa pensar em consultar um psicólogo é seu comportamento agressivo.

Comportamento autodestrutivo
Podemos agir contra nós mesmos, nos destruímos sem perceber ou até mesmo por raiva auto-imposta. Comportamento autodestrutivo se refere a toda ação que provoca prejuízos para si mesmo.

Compulsão por compras
Pode ser mais comum em mulheres ou em homens conforme o produto adquirido.

Consumismo compulsivo
A pessoa passa a acumular objetos, muitas vezes na tentativa de preencher espaços vazios como se estivesse preenchendo algo dentro de sim mesmo, mas não percebe que este espaço vazio dentro de si nunca é preenchido e precisa sempre de mais e mais.

Controle da Raiva
Morrer de raiva
Muitos já devem ter passado por situações de raiva, onde tem dias que parece que tudo dá errado, o transito infernal, teu chefe nem deu bola para o trabalho que te custou um dia inteiro, o supermercado não tinha troco, etc.

Desejo de vingança
O ato de se vingar é uma resposta impulsionada por sentimentos como raiva, ódio, rancor e injustiça.

Medo de falar em público
Algumas pessoas procuram consultórios de psicologia com a finalidade de desenvolver habilidades para falar em público. As queixas mais comuns das pessoas com medo de falar em público podem ser: