Desejo de vingança
O ato de se vingar é uma resposta impulsionada por sentimentos como raiva, ódio, rancor e injustiça.
Entrevista cedida para a Revista Coops
Desejo de vingança
1- O desejo de vingança é um sentimento natural do ser humano ou um traço de personalidade de certas pessoas?
Psicologa: O ato de se vingar é uma resposta impulsionada por sentimentos como raiva, ódio, rancor e injustiça.
Todos os seres humanos ao se desenvolverem podem ter passado por uma situação na qual experimentaram alguns deste sentimentos, desde pequenos quando algo nos é recusado ou maiores quando nos sentimos injustiçados ou maltratado.
O ato de se vingar, e como se vingar, é particular e especifico de cada pessoa. Está bastante relacionado com a capacidade de perdoar.
2- Pessoas rancorosas têm um desejo maior de vingança? Quem sofre mais com esse sentimento: a pessoa alvo da vingança ou o vingativo?
Psicologa: As pessoas rancorosas podem tender a imaginar com mais freqüência se vingando de quem o fez sofrer, mas não necessariamente elas executam o que imaginam.
É possível que pessoas com desejo de vingança canalizar todos estes sentimentos negativos para si mesmo. Ou seja, toda a energia que a pessoa tem para se vingar se volta para si mesma, trazendo conseqüências como problemas psicossomáticos, transtornos de alimentação, depressão entre outros.
O rancor e o ressentimento são sentimentos destrutivos e quando não são elaborados da forma certa podem causar prejuízos emocionais.
3- O que passa na mente de uma pessoa que vive querendo dar o troco. O que está por trás do desejo de vingança?
Psicologa: Uma pessoa que pensa de maneira excessiva em vingança pode considerar ser este o único modo de lidar com a situação seria fazer esta pessoa passar igualmente pela mesma situação, para assim sentir que de alguma maneira equilibrou o dano. Muitas pessoas parecem confundir o conceito de vingança com o conceito de justiça.
Enquanto a justiça busca a reconciliação, o acordo e segue princípios éticos, a vingança tem como objetivo prejudicar o outro para retaliar o mal que já foi feito.
4 – A vingança chega ao extremo de ser patológica?
Psicologa: O desejo de se vingar pode começar a surgir bem cedo. Já desde crianças somos expostos a experiências que nos fazem querer ter desejo de vingança. As crianças e pré – adolescentes lidam com este sentimento freqüentemente, quando querem chamar atenção da mãe, da professora etc.
A vingança chega a ser patológica quando põe em risco a vida do agente e do receptor da vingança . Quando por exemplo uma mulher descobre que é traída e para se vingar acaba agredindo o marido (ameaçando com uma faca por exemplo).
Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui