Skip to main content

Sobre psicoterapia


Psicoterapia quem pode exercer?

O psicólogo é um dos profissionais que tem formação para exercer a função de psicoterapeuta. O atendimento clinico pode ser realizado individualmente ou em casal conforme a necessidade de cada caso.

Quem pode fazer?

Todas as pessoas podem passar pela avaliação e verificar junto ao profissional a indicação para seu caso. A principio todas as pessoas podem decidir por iniciativa própria procurar um profissional, mas caso este profissional não perceber a necessidade deste tratamento poderá informar a esta pessoa podendo até mesmo, conforme perceber a necessidade, encaminhar a outro profissional que perceber ser a indicação correta.

Estas são algumas das opções para o atendimento do psicólogo. A indicação para cada caso será explicada pelo psicólogo a cada caso, ou seja pode haver a necessidade tanto de se realizar um trabalho de aconselhamento como de outra forma.

Psicoterapeuta ou psicólogo?

O profissional que atua em psicoterapia é chamado psicoterapeuta. Entendo esta confusão quando a pessoa avalia a possibilidade ou necessidade do atendimento com outros profissionais que não tenham a formação de psicólogo mas que trabalham no atendimento psicológico.

Psicoterapeuta ou terapeuta?

São termos que podem ser utilizados para o mesmo fim, o psicólogo que atua em terapia é denominado psicoterapeuta, mas vemos que algumas pessoas usam a forma abreviada terapia. Vale colocar que terapia se refere a tratamento, ou seja toda pessoa que passa por fisioterapia também está em terapia apenas de tratar aspectos físicos e não psicológicos.

Quando parar?

O encerramento pode ser entendido por ambas as partes, tanto o psicólogo pode identificar o momento de parar a terapia como o próprio paciente, ou cliente como preferir, pode reconhecer ter atingido suas metas e decidir pelo encerramento. Vale mencionar que muitas vezes a parada da terapia pode se dar por outros fatores como por exemplo a dificuldade em encarar elementos sensíveis que estejam surgindo na terapia. Nestes casos não há nada melhor do que uma boa conversa com seu psicologo.

Quando procurar?

Quando sentir necessidade de atendimento psicológico, emocional ou comportamental. Muitas vezes temos dúvidas quando a que tipo de situações podem ser colocadas para o psicólogo, ou qual o grau de desconforto seria o indicado para que a ajuda psicológica se faça eficiente. Para estas situações existe a possibilidade de encontros iniciais, sem programação de inicio de processo terapêutico imediato, mas com foco em identificar a necessidade do momento.

Quantas sessões de psicoterapia são necessárias?

Cada caso terá sua necessidade. Quando falamos em saúde imagino que será sempre delicado prever a resposta de cada um ao tratamento. Vejo que as pessoas sentem necessidade de em ter previsões, talvez para organização do tempo ou do orçamento, mas aceitar o nosso ritmo pode ser bastante proveitoso para um verdadeiro autoconhecimento.

Quanto tempo?

O tempo de cada sessão costuma ficar por volta de 50 minutos, mas cada profissional tem seu estilo e abordagem terapêutica que pode influenciar no tempo da consulta. Cada caso terá a indicação da necessidade podendo haver variação neste tempo para mais ou menos do que os típicos 50 minutos. Sendo que em alguns caso o profissional pode recomendar atendimento quinzenal ou até mesmo num número maior do que uma vez por semana.

Psicoterapia breve é um termo que engloba as terapias que trabalham de modo ficado em metas específicas. Podem ser aplicadas em casos específicos conforme avaliação do psicólogo.

Psicoterapia familiar

Muitas vezes a familia precisa comparecer para que questões de relacionamento sejam tratados em terapia. Pai e filho, irmãos, tios, avós, podem participar, ou seja nem sempre a terapia familia é realizada apenas com pai, mãe e filhos.

Temas de Psicoterapia

Terapia

Terapia

Terapeuta responde

Psicoterapia - vida profissional

Psicoterapia ou medicação?

Psicoterapia leva à mudança

Psicoterapia

O que é psicoterapia

Psicoterapia domiciliar

Preciso de psicólogo?

Palestra motivacional

Frases de psicólogos

É tudo psicológico?

Atendimento psicologico

Ajuda psicologica

Ajuda Emocional

Conheça nossos profissionais

Alessandra Barbosa Segundo

Alessandra Barbosa Segundo

Caroline Vicentina de Willy Souza

Caroline Vicentina de Willy Souza

Cleonice Ester Rigamonti de Medeiros

Cleonice Ester Rigamonti de Medeiros

Denise Rodrigues Gomes

Denise Rodrigues Gomes

Elda Vittorie Frota Silva

Elda Vittorie Frota Silva

Gabrielle Raposo

Gabrielle Raposo

Lenilson Alves Figueiredo

Lenilson Alves Figueiredo

Márcia Francisca Peres Sogawa

Márcia Francisca Peres Sogawa

Maria Rosaria Raineri

Maria Rosaria Raineri

Marseli Parra de Andrade

Marseli Parra de Andrade

Mohine Rodrigues Armelin Ramos

Mohine Rodrigues Armelin Ramos

Nair Ribeiro da Cruz Costa

Nair Ribeiro da Cruz Costa

Patricia Oishi

Patricia Oishi

Paula Granero Navarro

Paula Granero Navarro

Paulo Sergio Estevam Ferreira

Paulo Sergio Estevam Ferreira

Renata Freitas Bastos

Renata Freitas Bastos

Renato Alves Quinto

Renato Alves Quinto

Rosangela Aparecida de Matos

Rosangela Aparecida de Matos

Vanessa Sayuri Nagata

Vanessa Sayuri Nagata

Consulte um psicólogo
Marisa de Abreu Alves | Psicóloga CRP 06/29493

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.

Artigos


Fique por dentro das últimas novidades em temas de psicologia e psicoterapia!

Terapia para Síndrome do Pânico

Terapia para Síndrome do Pânico perto de mim

Transtorno Borderline tratamento

Transtorno Borderline tratamento com psicoterapia

tratamento para Síndrome do Pânico

Guia de tratamento para Síndrome do Pânico e suas comorbidades

tratamento para transtorno de personalidade borderline

Qual o tratamento para transtorno de personalidade borderline?