Skip to main content

Acumular objetos sem utilidade

Muitos gostam de ter reservas, nunca se sabe quando precisaremos daquela sacola plástica, então providenciamos um “puxa saco” – recipiente próprio para armazenar sacolas de supermercado. 

Nunca se sabe quando vamos ter vontade de reler aquela revista, então lotamos o revisteiro com números antigos. Nunca sabemos quando teremos tempo para ler o jornal, então vamos acumulando os montes num canto do quarto. Opa! Agora já é exagero?

Essa é a grande questão, quando perceber que o acumulo de objetos que não utilizamos chegou ao exagero?

Psicologo sobre acumular objetos inuteis

Muitas vezes o próprio acumulador não percebe, quem se dá conta são os familiares e amigos e sentem que a casa está mais abarrotada do que precisaria. Em casos extremos há pessoas que mal podem andar pelos corredores, que tem vergonha de receber pessoas e podem até se isolar. Como em algumas situações mal dá para tomar banho, pois até o box pode ser tomado por objetos esta pessoa acaba também por não sair de casa.

Trata-se de um quadro de ansiedade extrema chamado TOC – Transtorno obsessivo compulsivo. Aquela coleção que era bonitinha no inicio se torna um acumulo de objetos sem sentido. Ou aquela mania excêntrica de guardar “raridades” como as unhas que foram cortadas, os fios de cabelo que caíram também podem ser sinais de grande sofrimento psicológico.

Este comportamento de acumulo de objetos pode ser uma busca para apaziguar dores emocionais. Esta pessoa pode estar sofrendo internamente, como não conseguiu uma saída acaba se lançando em comportamentos repetitivos de acumulo com a sensação de que será “provida” mas eu acredito que o que ela precisa não são deste objetos mas de acolhimento psicológico.

As dores emocionais que levaram esta pessoa a este estado podem ser de muitas origens: Separações, frustrações, perdas, falta de contato humano verdadeiro, etc.

Eu considero que estes casos devem ser observados pela família, pois a própria pessoa está presa num emaranhado emocional que a faz pensar que “está dando certo. Este acumulo de objetos desnecessários pode coloca-la doente fisicamente, pois a sujeira pode ser acumular e aumentar o sofrimento.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Este texto foi elaborado segundo experiencias minhas no atendimento psicoterapeutico.

Consulte um psicólogo
Marisa de Abreu Alves | Psicóloga CRP 06/29493

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.

Artigos


Fique por dentro das últimas novidades em temas de psicologia e psicoterapia!

Crise Existencial

Crise Existencial: O Que é e Quanto Tempo Dura?

Compulsões

Compulsões: Definição Psicológica e Principais Causas

Como superar frustrações

Como superar frustrações com terapia clínica?

Tipos de Emoção

Tipos de Emoção: Aprenda a diferenciar as principais emoções