Considero ajuda emocional todo apoio moral e psicológico que uma pessoa possa receber. Esta ajuda pode vir tanto de um profissional como de pessoas leigas. Todo amigo que te escuta nos momentos de fragilidade pode estar lhe oferecendo ajuda emocional que, muitas vezes pode ser suficiente. Um amigo costuma ter bom coração, mas à vezes, é possível que se faça necessário uma ajuda profissional.
Psicólogo na ajuda emocional
O psicólogo utiliza as informações obtidas tanto em sua formação como em sua prática clinica para ajudar a pessoa que está em sofrimento ou que solicitou a ajuda emocional. Ele pode ajudar em vários aspectos como por exemplo a superar situações difíceis, aprender novas habilidades interpessoais, se conhecer e reconhecer quais são seus verdadeiros valores e motivações, etc.
A ajuda emocional pode ser realizada tanto como apoio emocional, no trabalho para mudanças internas ou aquisição de novos comportamentos. Por exemplo, uma pessoa que está sendo prejudicada em sua carreira por não conseguir falar nas reuniões de trabalho. Além do apoio e compreensão ela pode necessitar de aprender a falar em publico de forma tranquila e segura, e para isso as técnicas de um psicologo poderão ajuda-la.
Amigos e parentes podem oferecer o suporte emocional necessário?
Muitas vezes a meta do psicólogo é justamente essa: Trabalhar para inserir a pessoa no universo saudável das relações interpessoais, dos amigos, amantes, namorados, colegas, parceiros profissionais, etc. Acredito que o ser humano foi feito para estar entre pessoas e viver em grupo.
Em relação à quais tipos de problema um psicólogo pode ajudar?
Em todas as situações onde houver necessidade emocional ou comportamental como: fim de relacionamento, inicio de novas atividades profissionais, dificuldade em se colocar afirmativamente diante de colegas de trabalho, dificuldade em tomar decisões, traumas, falta de motivação ou energia, medo de falar em publico, medos em geral, inseguranças, dificuldade em ter manter a calma necessária para responder a uma prova de vestibular ou concurso, etc.
Auto-estima
A ajuda emocional pode trabalhar este aspeto de forma a tentar entender o porquê da autoestima estar rebaixada e como desenvolver novos processos para que o autoconhecimento restabeleça a confiança e o sentimento de apreço por si mesmo.
Ajuda emocional para emagrecer
"Preciso de ajuda emocional para emagrecer" Esta é uma frase que podemos ouvir quando percebe-se o envolvimento de aspectos emocionais no ganho de peso. Psicólogos com formação em transtornos alimentares poderão lhe atender e estabelecer uma psicoterapia focada no emagrecimento.
"Preciso de ajuda emocional urgente"
Em momentos de crise podemos sentir necessidade de apoio imediato. Neste consultório, devido ao grande grupo que atende em nossas duas unidades, é possível que o atendimento seja realizado em pouco tempo. Basta nos contatar via fone, formulário de contato ou whatsapp para verificar horarios disponíveis.
Quanto custa, qual o preço da ajuda emocional?
Na página VALORES voce tem acesso ao valor de cada sessão de psicoterapia
Problemas emocionais
O acompanhamento psicológico visa tanto a detecção como o tratamento de dificuldades em nível emocional.
Ajuda psicológica
Ajuda psicológica para dificuldades emocionais, comportamentais ou de relacionamento.
Distúrbios psicológicos
Psicanalista. A psicanálise atende a todas as questões que causam sofrimento e prejuízos emocionais.
Sites de psicologia
Neste site você encontra muita informação referente a psicoterapia e tratamentos.
Dependência emocional
O trabalho do terapeuta poderá conduzir a independência.
Educação emocional
As terapias como por exemplo Terapia Cognitiva Comportamental visam um aprendizado sobre si mesmo e sobre formas harmoniosas em lidar com nossas emoções
Equilíbrio emocional
Ajuda psicológica visa uma vida harmoniosa e produtiva
Dependência afetiva
É possível solicitar um tratamento ao seu psicólogo objetivando o trabalho focado na dependência afetiva