Skip to main content

Transtornos de Personalidade

Quase todos os dias observamos e avaliamos a personalidade das pessoas ao nosso redor. Quer percebamos ou não, estas reflexões diárias sobre como e por que as pessoas se comportam são semelhantes as observações que os psicólogos fazem.

O que é personalidade

Enquanto nossas avaliações informais de personalidade tendem a se concentrar mais sobre os indivíduos, os psicólogos que estudam a personalidade usam concepções de personalidade que podem ser aplicadas a todos. O estuda da personalidade tem levado ao desenvolvimento de um número de teorias que ajudam a explicar como e por que certos traços de personalidade são desenvolvidos.

Psicólogo para tratar Trastorno de Personalidade

Definições de Personalidade

Embora existam muitas teorias de personalidade, o primeiro passo é entender exatamente o que se entende pelo termo personalidade. A própria palavra personalidade decorre da persona palavra latina, que se refere a uma máscara teatral usada por artistas, a fim de desempenhar papéis diferentes ou disfarçar as suas identidades.

Uma breve definição seria que a personalidade é composta de padrões característicos de pensamentos, sentimentos e comportamentos que tornam uma pessoa única. Em adição a isto, a personalidade surge dentro do indivíduo e permanece razoavelmente consistente ao longo da vida.

Algumas outras definições da personalidade:

"Personalidade refere-se a padrões característicos dos indivíduos quanto ao pensamento, emoção e comportamento, juntamente com os mecanismos psicológicos.”

(Funder, DC, 1997)

"Embora nenhuma definição seja aceitável para todos os teóricos da personalidade, podemos dizer que a personalidade é um padrão de características relativamente permanentes e características únicas que dão tanto consistência como individualidade para o comportamento de uma pessoa."

(Feist e Feist, 2009)

Componentes de Personalidade - Tipos de personalidade

Então, do que exatamente é composto uma personalidade?

Conforme descrito nas definições acima, seria de esperar que os traços e padrões de pensamento e emoção compõem uma parte importante. Algumas das outras características fundamentais da personalidade incluem:

Consistência - Geralmente, há uma ordem reconhecível e regularidade de comportamentos. Essencialmente, as pessoas agem da mesma forma ou formas semelhantes em uma variedade de situações.

Psicológico e fisiológico - A personalidade é uma construção psicológica, mas a pesquisa sugere que ela também seja influenciada por processos e necessidades biológicas.

Tem impacto em comportamentos e ações - Personalidade não apenas influenciar a forma como nos movemos e responder em nosso ambiente; ele também nos leva a agir de determinadas maneiras.

Múltiplas expressões – A personalidade é mais do que apenas o comportamento. Ela também pode ser identificada em nossos pensamentos, sentimentos, relações estreitas e outras interações sociais.

Teorias da Personalidade

Há uma série de teorias sobre como a personalidade se desenvolve. Diferentes escolas de pensamento em psicologia influenciam muitas destas teorias.

Alguns destes grandes teorias sobre a personalidade incluem:

Teorias de tipo: Estas teorias sugerem que há um número limitado de tipos de personalidade que estão relacionados com a influências biológicas.

Teorias dos traços de personalidade: Declara que o resultado de características internas são de origem genética.

Teorias psicodinâmicas da personalidade: São fortemente influenciados pela obra de Sigmund Freud , e enfatizam a influência do inconsciente na personalidade.

Teorias psicodinâmicas incluem de Sigmund Freud com a teoria de estágio psicossexual e de Erik Erikson com os estágios de desenvolvimento psicossocial. Teorias comportamentais sugerem que a personalidade é resultado da interação entre o indivíduo e o meio ambiente. Teóricos comportamentais estudam comportamentos observáveis e mensuráveis, rejeitando as teorias que levam pensamentos e sentimentos internos em conta. Teóricos comportamentais incluem BF Skinner e John B. Watson.

Humanistas teorias enfatizam a importância do livre arbítrio e experiência individual no desenvolvimento de personalidade. Teóricos humanistas incluemCarl Rogers e Abraham Maslow.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Personalidade vs. Traços e Character

"Tendo definido o que a personalidade é, pode ser útil comparar o conceito a outros com significados relacionados. Dois conceitos que rapidamente vêm à mente são 'temperamento' e 'personagem.' Na linguagem cotidiana estes termos são usados de forma mais ou menos intercambiável com "personalidade", e historicamente têm sido muitas vezes utilizado em contextos onde, em tempos mais recentes, seriam empregadas "personalidade". Dentro de psicologia, no entanto, eles têm significados um tanto distintas . Temperamento geralmente se refere aos aspectos da individualidade psicológica que estão presentes no nascimento ou, pelo menos, muito cedo no desenvolvimento da criança, estão relacionados com a expressão emocional, e presume-se ter uma base biológica Carater, por outro lado, geralmente refere-se aos atributos pessoais que são relevantes para a conduta moral, auto-domínio, força de vontade e integridade. "

(Haslam, N., 2007)

Fonte: https://www.verywell.com/what-is-personality-2795416

Transtornos de personalidade

Segue abaixo os principais transtornos de personalidade

Transtorno de personalidade

Anti-Social

Também conhecido como sociopata ou psicopata.

As principais características da personalidade anti social são:

- Não se conforma com as normas sociais ou com relação à legislação vigente.

- Propensão a enganar, mentir, usar nomes falsos para obter vantagens pessoais.

- Impulsividade ou fracasso em fazer planos para o futuro.

- Agressividade, inclusive com envolvimento em agressões físicas.

- Desrespeito pela própria segurança ou alheia.

- Irresponsabilidade inclusive com obrigações financeiras.

- Ausência de remorso, racionalizando quando fere, maltrata ou rouba alguém.

Borderline

Pessoas com transtorno de personalidade borderline são extremamente instáveis quanto a seus relacionamentos, auto-imagem e afetos, demonstrando também muita impulsividade.

As principais características são:

- Esforços frenéticos no sentido de evitar abandono real ou imaginário.

- Relacionamentos instáveis por alternar momentos de idealização e desvalorização do outro.

- Perturbação da identidade, instabilidade da auto-imagem.

- Impulsividade prejudicial à própria pessoa, como por exemplo gastos financeiros, sexo, comer, etc.

- Comportamento suicida ou automutilante.

- Instabilidade afetiva, reatividade do humor com episódios de disforia alternados com irritabilidade ou ansiedade com duração de horas.

- Sentimentos crônicos de vazio.

- Raiva inadequada.

- Idéias paranóides (perseguição)

Transtorno borderline sintomas

Transtorno Borderline Sintomas

Pessoas com transtorno borderline tendem a ser extremamente sensíveis. Pequenas coisas podem desencadear reações intensas. E uma vez chateado, pode demorar para se acalmar. É fácil entender como essa volatilidade emocional e incapacidade de auto acalmar leva turbulência aos relacionamentos e comportamento imprudente e impulsivo. Quando o portador da síndrome de borderline está no auge da emoção esmagadora não consegue pensar racionalmente. Pode dizer coisas ofensivas, agir de maneiras perigosa ou inadequadas que o fazem se sentir culpado e envergonhado depois.

Dependente

A pessoa com personalidade dependente sente uma necessidade muito forte de ser cuidada, chega a ter um comportamento submisso e aderente, com forte medo de separação.

As principais características são:

- Dificuldade em tomar decisões do dia a dia sem uma quantidade excessiva de conselhos de outras pessoas.

- Necessidade de que os outros assumam a responsabilidade pelas principais áreas de sua vida.

- Dificuldade em expressar discordância por medo de perder apoio ou aprovação. Obs: Não inclui temores realistas de retaliação.

- Dificuldade em iniciar projetos ou fazer coisas por conta própria.

- Chega a oferecer-se para fazer coisas desagradáveis se considerar que irá conseguir carinho e apoio dos outros.

- Sente desconforto ou desamparo quando está só.

- Quando um relacionamento é rompido busca urgentemente outro.

- Preocupação irreal de ser abandonado.

Esquiva

As pessoas com personalidade esquiva apresentam uma forte inibição social, sentimentos de inadequação e hipersensibilidade à avaliação negativa.

As principais características são:

- Evita atividades que envolvam contato interpessoal por medo de criticas, desaprovação ou rejeição.

- Reluta em envolver-se com pessoas, a menos que tenha certeza de que o outro o estima.

- Reservado em relacionamentos íntimos por medo de passar vergonha ou de ser ridicularizado.

- Preocupação com criticas ou rejeição em situações sociais.

- Inibição em novas situações interpessoais, por se sentir inadequado.

- Vê a si mesmo como inepto, sem atrativos pessoais ou inferior.

- Não assume riscos pessoais nem envolve-se em novas atividades por receio de se sentir embaraçado.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Esquizóide

As pessoas com personalidade esquizóide são distantes nas relações sociais, e pouco expressam sua emoção em situações interpessoais.

As principais características são:

- Não deseja, nem gosta de relacionamentos íntimos, incluindo fazer parte de uma família.

- Quase sempre opta por atividades solitárias.

- Pouco ou nenhum interesse em manter experiências sexuais.

- Prazer em poucas atividades, ou nenhuma.

- Não tem amigos íntimos ou confidentes.

- Mostra-se indiferente a elogios ou críticas.

- Frieza emocional.

Histriônica

As pessoas histriônicas apresentam excessiva emocionalidade e busca de atenção.

As principais características são:

- Sentem desconforto nas situações nas quais não é o centro das atenções.

- A interação com os outros é inadequado, sexualmente provocante ou sedutor.

- Mudanças rápidas e superficialidade das emoções.

- Usa a aparência física para chamar a atenção.

- Estilo de discurso impressionista.

- Dramatização, teatralidade e expressão emocional exagerada.

- Facilmente influenciado pelos outros.

- Considera os relacionamentos mais íntimos do que realmente são.

Narcisista

O narcisista mantém um padrão de grandiosidade (em fantasia ou comportamento) sente necessidade de admiração e falta de empatia.

As principais características são:

- Espera ser reconhecido como superior. Exagera em suas realizações e talentos.

- Ocupa-se com fantasias de ilimitado sucesso, poder, inteligência, beleza, etc.

- Crença de ser especial e único, e que somente será compreendido por pessoas em condições elevadas.

- Exigência de admiração.

- Expectativas irracionais de receber tratamento especial.

- Explorador, tira vantagens dos outros.

- Não tem empatia, recusa-se em reconhecer ou identificar-se com os sentimentos dos outros.

- Sente inveja das outras pessoas e acredita ser alvo da inveja alheia.

- Comportamentos e atitudes arrogantes e insolentes.

Transtorno de personalidade obsessiva compulsivaObsessivo-Compulsiva

As pessoas com este tipo de personalidade são extremamente preocupadas com organização e perfeccionistas.

As principais características são:

- Preocupação extrema com detalhes, regras, listas, ordem ou horários que o ponto principal da atividade é perdido.

- Perfeccionismo que interfere na conclusão de um projeto.

- Muito devotado ao trabalho em detrimento do lazer.

- Conscienciosidade, escrúpulos, e inflexibilidade em questões de moralidade, ética ou valores.

- Incapacidade de desfazer-se de objetos inúteis.

- Relutância em delegar tarefas.

- Adoção de um estilo miserável a fim de poupar dinheiro para o futuro.

- Rigidez e teimosia.

Paranóide

Os paranóides apresentam um padrão global de desconfiança e suspeita invasivas em relação aos outros, interpretando os motivos dos outros como malévolos.

As principais características são:

- Suspeita sem fundamento suficiente de estar sendo explorado, maltratado ou enganado pelos outros.

- Preocupa-se , com dúvidas infundadas, acerca da lealdade e confiabilidade de amigos ou colegas.

- Reluta em confiar nos outros, com medo de que as informações sejam usadas contra si. - Interpreta significados ocultos, de caráter humilhante ou ameaçador, em situações normais.

- Guarda rancores persistentes.

- Percebe ataques ao seu caráter que não são visíveis aos outros, e contra ataca.

- Suspeitas recorrentes, sem justificativas, quanto à fidelidade do cônjuge.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Passivo-Agressivo

As pessoas com personalidade passiva agressiva apresentam atitudes negativistas e resistência passiva quando solicitado a manter um desempenho adequado.

As principais características são:

- Resiste a cumprir rotinas sociais e tarefas ocupacionais.

- Queixa-se de ser compreendido e não-apreciado pelos outros.

- É taciturno e propenso à discussões.

- Critica e despreza a autoridade irracionalmente.

- Expressa inveja e ressentimento em relação à pessoas aparentemente mais afortunadas

- Queixas exageradas e persistentes de infortúnio pessoal

- Alterna desafio hostil em contrição

Pessoas com este tipo de personalidade apresentam forte desrespeito aos direitos dos outros.

Os transtornos de personalidade representam as formas mais difíceis de serem transformadas, mas nem por isso é impossível, e por esse motivo a psicoterapia deve ser intensa e sem interrupções. As causas não são originadas em traumas de infância, mas situações difíceis podem ser agravantes dos comportamentos disfuncionais do portador de transtorno de personalidade.

Fonte: DSM IV - Manual de Diagnóstico e Estatística 

Consulte um psicólogo
Marisa de Abreu Alves | Psicóloga CRP 06/29493

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.

Artigos


Fique por dentro das últimas novidades em temas de psicologia e psicoterapia!

Crise-Existencial-O-que-fazer

Crise Existencial: O que fazer e Quando Procurar Ajuda?

Síndrome do Ninho Vazio Como Tratar

Síndrome do Ninho Vazio: Como Tratar?

Ninho Vazio

Ninho Vazio: Quais São os Sintomas e Quanto Tempo Dura?

Compulsões O que é

Compulsões: O que é um ato compulsivo e como identificar?