Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Atendimento on-line ou presencial na região da Av Paulista. Rua Bela Cintra, 968. - (11) 3262-0621 - Agendamento pelo WhatsApp (11) 99787-4512

  • Início
  • 3 formas de descobrir se tenho síndrome do impostor

3 formas de descobrir se tenho síndrome do impostor

Atualmente somos muito cobrados pela nossa produção por clientes, colegas de trabalho, família, e pela sociedade em geral.

Essa produtividade e a organização social que a mantém, inclusive através de cobranças, pode promover a sensação de não sermos bons o bastante, criando às vezes o que chamamos de síndrome do impostor.

Você já se sentiu como se fosse uma fraude? Talvez você esteja se sentindo um trapaceiro consigo mesmo e com os outros.

Isso faz parte dos sentimentos da síndrome do impostor. Vamos conhecer 3 formas para confirmar se você se enquadra nessa síndrome.

Baixar infográfico!

O que é a síndrome do impostor?

A síndrome do impostor é uma condição que não possui uma Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) própria, entretanto é percebida como uma questão de autopercepção.

Muitas vezes está relacionada à depressão e ansiedade, e, de modo geral, à baixa autoestima. 

3 formas de descobrir se tenho síndrome do impostor

Um dos sinais da síndrome do impostor mais facilmente reconhecíveis pode ser sentir que apesar de muito esforço você não se sente digna de reconhecimento, sempre tem que dar mais.

As 3 formas de descobrir se você tem a síndrome do impostor que vamos abordar a seguir dizem respeito a autoavaliação e reflexão que você mesma pode fazer.

A sorte na síndrome do impostor

É possível que se você sofre da síndrome do impostor você acredite que suas conquistas profissionais e pessoais sejam efeito da sorte.

A dificuldade na autopercepção torna difícil reconhecer as próprias habilidades e seus resultados.

Autossabotagem

Evitar determinadas experiências para evitar o fracasso imaginário é parte do comportamento de autossabotagem de quem sofre com a síndrome do impostor.

A comparação com outras pessoas pode ser um dos gatilhos para esse comportamento.

Baixar infográfico!

Ansiedade e pensamentos negativos 

A suspeita de estar sempre à beira de ser descoberta como a fraude que a pessoa acredita ser gera uma enorme ansiedade para quem sofre com a síndrome do impostor.

Isso também pode estar ligado a uma depressão ou outro transtorno.

Como tratar a síndrome do impostor?

A síndrome do impostor pode trazer crenças e pensamentos recorrentes de autodepreciação que podem envolver consequências negativas para a vida prática da pessoa.

Por não acreditar ser capaz de desempenhar determinadas funções a pessoa pode até mesmo criar situações em que se torne incapaz aos olhos dos outros.

Se você se reconheceu em alguma das manifestações que mencionamos acima talvez seja o momento de procurar ajuda profissional, como um psicólogo.

Um alto nível de cobrança na infância pode ser um dos fatores que facilitam o aparecimento da síndrome do impostor que provoca outros comportamentos para compensar inseguranças.

Isso tudo pode ser abordado no atendimento psicológico para trazer uma compreensão maior sobre sua história e evidenciar potencialidades negligenciadas.  

Contate um psicólogo para tratar a síndrome do impostor

Agendar consulta

A síndrome do impostor é mais facilmente percebida no mundo profissional.

O desenvolvimento profissional fica estacionado por conta de comportamentos autodepreciativos e ações de autossabotagem na síndrome do impostor.

Ser inexperiente ou iniciar um novo trabalho, ou carreira pode gerar a impressão de que não se merece estar naquele lugar.

Para promover seu autoconhecimento e saídas para a síndrome do impostor agende uma consulta em nossa clínica.

 

 

ImprimirEmail

Marisa de Abreu Alves
Psicóloga
CRP 06/29493


psi2

Escolha Aqui seu Psicólogo - Quanto Custa a Psicoterapia? - Informações Gerais
Consulta com Psicólogo - Agende Aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade Paulista

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)