Dificuldade em aceitar elogio
Por que algumas pessoas têm dificuldade de aceitar elogios, e como fazer para mudar isso
Por que algumas pessoas têm dificuldade de aceitar elogios, e como fazer para mudar isso
Entrevista cedida à Verônica Mambrini – Portal IG - Delas
- O que está por trás do comportamento de quem sempre tem uma justificativa na ponta da língua, quando é elogiado? (Por exemplo, “são seus olhos”, “é o preto que emagrece”, “ah, comprei baratinho numa liquidação...”)
Psicóloga: Alguns precisam de confirmação deste elogio, ao desmerecer a si mesmos estão solicitando – de forma disfarçada e até inconsciente - uma confirmação do elogio. É como se dissessem “adorei o que você disse, fala mais, me elogie mais”. A necessidade da confirmação pode vir da falta de auto estima ou da insegurnaça, ela quer gostar de si mesma e precisa da ajuda de outras pessoas para isso – o elogio cumpre bem esta função.
- Existe alguma ligação entre a auto-imagem da pessoa e esse comportamento? Em outras palavras, a forma que ela se vê pode estar distante da realidade?
Psicóloga : Pode ser que em alguns casos a dificuldade em aceitar elogios venha de uma auto imagem que não corresponde à imagem que outras pessoas estão percebendo.
- Se desvencilhar de elogios pode ser uma forma de autodefesa? Pode ser um comportamento associado a pessoas mais fechadas, com dificuldade de criar proximidade com o outro?
Psicóloga : Pode ser uma auto sabotagem. O elogio pode ser um momento carregado de emoção. A emoção, principalmente emoção positiva, é justamente a “cola” que une as pessoas. Se você quiser estreitar relacionamento com qualquer pessoa, seja amigo ou namorado, providenciar situações onde poderão compartilhar sentimentos intensos pode ajudar, veja filmes fortes, comemore a vitória do time. O elogio também pode significar que você é percebido e reconhecido, isso é muito intimo. Aliás, é recomendado que se faça elogios às pessoas que deseja proximidade.
- Muita gente age como se todos os elogios fossem falsos ou motivados por interesse. O que há por trás dessa percepção?
Psicóloga : Talvez sejam pessoas que não tiveram oportunidade de viver, em suas infâncias, relacionamentos verdadeiros, com expressão de carinho sincero, podem ter dificuldade em acreditar nas pessoas que as elogiam hoje.
- Qual o peso da falsa modéstia? É comum a pessoa recusar o elogio ou se justificar mesmo acreditando nele?
Psicóloga :É muito comum. Nossa cultura ensina que é “feio ser convencido”. Aceitar um elogio significa que você admite que está bem, que é inteligente ou que fez algo bem feito a ponto de ser percebido por outra pessoa. Algumas pessoas só aceitam estarem no centro das atenções – que é o que acontece no momento do elogio – se usarem este momento para auto depreciação.
Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui