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O que é crise de ansiedade e como reconhecê-la?

Às vezes pode ser difícil reconhecer o que é uma crise de ansiedade.

Você já suspeitou que estivesse vivendo uma crise de ansiedade?

Vamos ver juntos como reconhecer o que é uma crise de ansiedade. 

O que é crise de ansiedade?

Para entendermos o que é crise de ansiedade precisamos primeiro falar um pouco sobre a ansiedade.

A ansiedade está ligada ao estresse. Ela é uma reação a um perigo, uma preparação para lidar com uma ameaça.

Também podemos pensar na ansiedade como um estado de alerta.  

Essa tensão prepara nosso corpo e mente para reações rápidas e intensas como fugir ou lutar contra um inimigo.

 

Acontece que quando a ansiedade se torna uma constante, nos afeta negativamente. Ficamos tensos por muito tempo: mente e corpo constantemente em alerta.

Isso provoca um desgaste que afeta nossa percepção sobre nós e o mundo, inclusive provocando respostas inadequadas às demandas externas e internas.

Começamos a evitar situações e pessoas e podemos até perder oportunidades profissionais por conta da ansiedade.

A crise de ansiedade pode vir dessa constante sensação de ameaça no futuro. Ela também pode ser disparada por alguma situação muito estressante.

É comum que esse quadro de ansiedade surja já na infância ou adolescência.

Mas vamos ver como reconhecer se o que você sente nesses momentos é de fato uma crise de ansiedade.

Como é uma crise de ansiedade?

Os sinais que deixam evidente o que é uma crise de ansiedade podem variar de pessoa para pessoa, inclusive na intensidade em que se manifestam.

A sensação de medo e perigo costumam acompanhar a crise mas podemos citar outros dos sintomas mais comuns:

  • taquicardia
  • respiração curta
  • tremores pelo corpo
  • sensação de aperto no peito e/ou garganta
  • tensão muscular (principalmente no pescoço, ombros e trapézio)
  • sensação de morte iminente
  • despersonalização (desconexão com o próprio corpo e sua percepção)

Então temos sintomas físicos e psicológicos que acompanham esse fenômeno e nos ajudam a identificar o que é crise de ansiedade. 

Mas uma dúvida comum se refere às semelhanças entre o que é crise de ansiedade e um infarto. Vamos falar um pouco sobre isso a seguir.

Crise de ansiedade ou infarto?

Saber o que é crise de ansiedade pode nos ajudar também a reconhecer se estamos tendo um enfarto ou dar suporte a alguém que esteja em situação semelhante.

Os sintomas do infarto podem ter início repentino, devido a um quadro agudo e mais grave, assim como ser silencioso. 

O infarto significa que parte do seu coração deixou de funcionar como devia ou que sua estrutura está sofrendo alguma debilidade ou está a ponto de experimentar algum dano.

Geralmente há uma lenta obstrução da artéria e o suprimento sanguíneo diminui aos poucos.

É possível experimentar dores por 20 minutos, por exemplo, o que mostra o problema crescente, sendo um sinal de falha nas artérias coronarianas. 

Apesar disso, a maioria das pessoas que sofrem um infarto têm apenas sintomas leves ou, até mesmo, nenhum sinal.

A crise de ansiedade e o infarto podem compartilhar alguns sintomas. Mas as principais diferenças entre os dois quadros são os sintomas do infarto:

  • forte dor no peito, que pode irradiar para nuca, queixo, ombros ou para os membros superiores
  • sensação de desmaio ou desmaio

E se você suspeitar que está sofrendo um infarto ou está presenciando um, chame socorro médico imediatamente.

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Importância de reconhecer o que é crise de ansiedade

A importância de saber o que é crise de ansiedade também se deve a capacidade de buscar ajuda. 

A ansiedade constante e paralisante, que costuma estar conectada às crises, pode ser sinal de outras complicações.

As crises podem ser sinais de outros transtornos ou doenças, como a depressão, transtorno de ansiedade generalizada, e transtorno de personalidade bipolar.

O que fazer durante a crise de ansiedade?

Caso você esteja experimentando os sintomas que vimos sobre o que é crise de ansiedade, há algumas ações que podem lhe ajudar.

Porém, lembre-se que é importante consultar um psicólogo para uma orientação e tratamento adequados.

Mantenha o foco

Manter o foco em algo objetivo, como sua respiração, ou sua percepção sobre onde você está naquele momento pode ajudar a diminuir a sensação de despersonalização e o desespero que podem acompanhar a crise.

Respire

Respire fundo e se concentre em sua respiração.

Caso você tenha experimentado crises de ansiedade antes, você pode se beneficiar de um treinamento de respiração, onde você conta as respirações se concentrando somente nesse processo.

Se e quando a crise chegar você estará mais preparado para enfrentá-la.

No caso de uma crise você também pode cobrir boca e nariz com as mãos e inspirar pelo nariz e expirar pela boca sem tirar suas mãos. Isso ajuda a normalizar o nível de oxigênio no seu sangue e diminuir a sensação de que vai desmaiar ou morrer.

Faça atividade física

Manter alguma atividade física com frequência pode ajudar você a melhorar seu humor e disposição. Isso combate a ansiedade e a depressão.

 

Tratamento profissional para crise de ansiedade

Diante de tantas preocupações e do cenário complexo que vivemos em diferentes dimensões, às vezes é mesmo difícil saber o que é crise de ansiedade.

Caso a ansiedade seja uma constante em sua vida talvez seja a hora de buscar ajuda profissional.

Um psicólogo pode orientar e guiar seu tratamento para lidar com consequências da ansiedade. Além de buscar na sua história individual as causas para esse fenômeno. 

Dê um passo em direção a solução das crises de ansiedade e agende sua consulta.

 

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Marisa de Abreu Alves
Psicóloga
CRP 06/29493


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