Como tratar ejaculação precoce com psicoterapia
Atualmente, o termo terapia sexual diz respeito ao conjunto de intervenções, embasadas em diferentes perspectivas teóricas, voltadas ao tratamento das dificuldades sexuais.
Atualmente, o termo terapia sexual diz respeito ao conjunto de intervenções, embasadas em diferentes perspectivas teóricas, voltadas ao tratamento das dificuldades sexuais.
Geralmente segue os princípios das psicoterapias breves, com terapeuta e paciente focados em questões específicas relativas ao desempenho sexual, podendo ocorrer em atendimentos individuais, de casal ou de grupo.
Ainda que não haja teoria única subjacente à terapia sexual e que profissionais das mais diversas escolas psicoterápicas possam ser terapeutas sexuais, alguns elementos são comuns às psicoterapias com foco nas disfunções sexuais:
falam abertamente sobre sexo;
- geralmente incluem: psicoeducação, aconselhamento, permissão sexual, treino de comunicação e assertividade, exercícios de exploração e conscientização corporal;
- não se contrapõem às intervenções médicas, sendo combinadas com estas;
- raramente abordam apenas a queixa sexual principal (disfunção sexual específica), mas sim a experiência sexual como um todo;
- definem uma estratégia personalizada que pode envolver desde psicoeducação e aconselhamento básico até intervenções mais especializadas, utilizando contribuições de diversas escolas psicoterápicas.
A prática da terapia sexual requer do terapeuta uma postura ativa e empática, conhecimento acerca da fisiologia da resposta sexual, além de familiaridade com a variedade de abordagens farmacológicas e psicoterápicas disponíveis.
Na atualidade, busca-se conhecer o conteúdo e entender o significado dos pensamentos que distraem os indivíduos com disfunção sexual, a fim de contribuir para a sua reabilitação.
Monitoramento de pensamentos, reestruturação cognitiva e treino de atenção durante a atividade sexual têm se mostrado eficazes no tratamento de todas as disfunções sexuais.
Para a ejaculação precoce, um estudo de 2005¹ mostrou que a terapia sexual é tão efetiva quanto 20 mg de fluoxetina, droga de primeira linha para o tratamento desta disfunção.
Marisa de Abreu
Psicóloga
CRP 06/29493
Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui
Referências:
DE LUCENAI, Bárbara Braga; ABDOII, Carmita Helena Najjar. Terapia sexual: breve histórico e perspectivas atuais. www. apm. org. br/neurologia, p. 186, 2016.
1 Oguzhanoglu NK, Ozdel O, Aybek Z. The efficacy of fluoxetine and a stop-start technique in the treatment of premature ejaculation and anxiety. J Clin Psychopharmacol. 2005;25(2):192-4.