Skip to main content

Tratamentos para Dependentes Químicos

Existem muitas opções de sucesso no tratamento da dependência de drogas, incluindo:

  • Aconselhamento comportamental com psicólogo(a)
  • A abordagem cognitivo-comportamental têm obtido bons resultados no tratamento de dependentes químicos e suas técnicas têm sido utilizadas por diversos profissionais, inclusive médicos.
  • Medicação – farmacoterapia supervisionada por médico(a)

O uso pontual de medicações pode ser necessário para o tratamento de quadros de intoxicação e abstinência de cocaína ou anfetaminas.

A dependência do tabaco pode necessitar de tratamento específico. Atualmente, existem medicações (como a vareniclina – Champix®) que diminuem a vontade de fumar. Adesivos com nicotina podem substituir o consumo do tabaco, quando o fumante para de fumar, evitando os sintomas de abstinência.

  • Avaliação e tratamento de problemas de saúde mental concomitantes, como depressão e ansiedade por psicólogo(a)
  • Acompanhamento a longo prazo para evitar recaídas com supervisão de membro de equipe de saúde mental (psicólogo(a), psiquiatra, enfermeiro(a))

Uma série de cuidados como um programa de tratamento personalizado e opções de acompanhamento podem ser cruciais para o sucesso. 

O tratamento deve incluir serviços de saúde física e mental, conforme necessário. Os cuidados de acompanhamento podem incluir sistemas de apoio à recuperação baseados na comunidade ou na família.

Marisa de Abreu

Psicóloga

CRP 06/29493

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Referência:

https://www.drugabuse.gov/related-topics/treatment

SUPERA: Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de Substâncias Psicoativas: Encaminhamento, intervenção breve, Reinserção social e Acompanhamento / coordenação [da] 9. ed. Maria Lucia Oliveira de Souza Formigoni. 2016.

Consulte um psicólogo
Marisa de Abreu Alves | Psicóloga CRP 06/29493

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.