Skip to main content

Tratamento para Ansiedade

Quando se fala em tratamento para ansiedade pensamos sempre no antidoto mais popular que seria o relaxamento.

Relaxar funciona?

Quando se fala em tratamento para ansiedade pensamos sempre no antidoto mais popular que seria o relaxamento. Eu acredito que o relaxamento funciona como complemento. Não podemos deixar de observar que algumas vezes a pessoa ansiosa pode ficar mais ansiosa com a simples "tarefa" de relaxar, pois poderá parecer mais uma obrigação.

Há outros caminhos.

Psicologo para tratamento da ansiedadeCombater ansiedade com treinamento cognitivo

Cognição se refere ao modo como você percebe o mundo. Ao treinar novas formas de pensar você estará ampliando possibilidades. Eu considero muito interessante ser metacognitivos, ou seja, sermos capazes de pensar sobre nossos pensamentos. Ao analisar que tipo de coisa passa em sua cabeça e avaliar que bases estes pensamentos ansiosos tem na realidade, mais estará treinando formas e possibilidades de controlar a ansiedade.

O psicólogo pode ajudar quando analisa seus pensamentos diante das situações que lhe causam ansiedade. Por exemplo, é muito comum que uma pessoa que está ansiosa diante do envelope, ainda fechado de seus exames médicos, não perceba exatamente que pensamentos a deixam ansiosa, mas com algum treino cognitivo o psicoterapeuta poderá lhe mostrar que o pensamento implícito era, por exemplo: “e se eu tiver uma doença grave, e se morrer amanha e deixar minha família na mão”. O psicólogo poderá lhe ajudar a encontrar caminhos para novos pensamentos mais verdadeiros e menos ansiosos.

Combater a ansiedade com comportamentos novos

Algumas vezes somos ansiosos e mantemos comportamentos que nutrem a ansiedade. Por exemplo, uma pessoa que sente ansiedade com os resultados médicos poderá fugir dos exames. A pessoa que tem medo de ser reprovada na escola poderá deixar para estudar apenas no ultimo dia.

Fugir, evitar, deixar para depois, protelar... podem aumentar a ansiedade. Claro que não é tão simples assim, eu me pergunto se alguém pode curar o medo de agua se jogando na piscina, ou se devemos pensar em outros caminhos.

Combater a ansiedade entendendo suas emoções

Acredito que seja difícil vencer um inimigo que nega existir. Perceber o medo, a preocupação, o pânico, a apreensão pode ser um passo. Será que você tem o direito de ter estes sentimentos, e também tem o direito de supera-los?

Combater a ansiedade relaxando

A respiração diafragmática costuma ser eficiente para um bom numero de pessoas. Muitos autores mencionam esta respiração, creio que não haja um "descobridor" pois a meditação vem sendo utilizada por budistas a alguns séculos, a psicologia se interessou pelo resultado: Inspire lentamente subindo a sua barriga, como se fosse ela que estivesse se enchendo de ar, lentamente expire baixando sua barriga.

Prevenir Ansiedade

Será que algum lugar há alguém com a pretensão de passar pela vida sem enfrentar problemas, sem passar por momentos ansiosos? Imprevistos aparecerão. As vezes os imprevistos não incomodam, mas as vezes causam ansiedade.

Creio que o melhor caminho seria entender a ansiedade, entender qual o significado dela em nossa vida e tentar viver da melhor forma possível nos conhecendo melhor e aprendendo a lidar com os obstáculos.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Consulte um psicólogo
Marisa de Abreu Alves | Psicóloga CRP 06/29493

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.

Artigos


Fique por dentro das últimas novidades em temas de psicologia e psicoterapia!

Ninho Vazio

Ninho Vazio: Quais São os Sintomas e Quanto Tempo Dura?

Compulsões O que é

Compulsões: O que é um ato compulsivo e como identificar?

Síndrome Do Ninho Vazio

Síndrome Do Ninho Vazio: Descubra o que é com 5 Exemplos

Crise Existencial

Crise Existencial: O Que é e Quanto Tempo Dura?