Transtornos de humor
A TCC Terapia Cognitiva Comportamental é uma das abordagens da psicologia para atender as pessoas com transtornos de humor (depressão, distimia ou transtorno bipolar) além de outras necessidades.
Entrevista cedida à Revista Corpo a corpo em 23/09/15 - Vanderlei Vieira repórter
Como a terapia cognitiva comportamental trabalha os transtornos de humor?
A TCC Terapia Cognitiva Comportamental é uma das abordagens da psicologia para atender as pessoas com transtornos de humor (depressão, distimia ou transtorno bipolar) além de outras necessidades.
Normalmente a escolha da abordagem é realizada pelo profissional, pois ele é que está preparado para identificar a necessidade de cada pessoa a ser atendida.
A terapia cognitiva comportamental trabalha no sentido de identificar os pensamentos disfuncionais, ajudar o paciente a reconhecer o quanto estes pensamentos estão colaborando negativamente com seu humor, ajudar a identificar novas formas mais realistas e adptadas de ver e lidar com as adversidades. É possível que, nesta abordagem, o psicólogo prescreva "lições de casa", ou seja alguma atividade que possa colaborar no incremento das técnicas aplicadas em consultório, estas atividades podem incluir algo a ser observado, anotado ou realizado.
O psicólogo pode também trabalhar na identificação da origem destes pensamentos disfuncionais analisando as crenças subjacentes que possam estar na base dos sentimentos atuais, assim como a identificação das situações vividas que possam ter marcado este paciente.
A depressão está sempre muito associada à tristeza, mas é correto afirmar que a doença se manifesta de diferentes formas? Tipo raiva e irritabilidade?
Sim, cada pessoa reage e apresenta sintomas de formas particular, por isso é que não aconselhamos o autodiagnóstico pois sintomas como raiva e irritabilidade podem ocorrer em outros quadros tanto como na depressão.
Por que a depressão afeta tanto a memória e a capacidade de concentração? Quais são os sintomas quando isso acontece e o que isso pode causar?
Quanto à falta de memória e concentração pode haver algumas hipóteses. Talvez seja possível que a depressão cause grande estresse a ponto de desviar capacidade cognitiva comprometendo a concentração e memória. Talvez a depressão favoreça a "ruminação", ou seja a persistência de pensamentos, podendo assim causar falta de concentração para os assuntos do dia a dia.
Dificuldades de concentração e memória podem prejudicar o andamento do dia a dia como por exemplos estudo e trabalho e, em alguns casos, dificuldades nos relacionamentos onde a outra pessoa se sente preterida por não não ser lembrada ou não receber a tenção que deseja.
Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui