Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Atendimento on-line ou presencial na região da Av Paulista. Rua Bela Cintra, 968. - (11) 3262-0621 - Agendamento pelo WhatsApp (11) 99787-4512

  • Início
  • Transtorno de Personalidade: Guia para lidar com TPB

Transtorno de Personalidade: Guia para lidar com TPB

Cada pessoa possui sua própria característica, seu modo de ser, de se relacionar, de se expressar e de reagir às mais variadas situações. Esse modo tão particular, diz respeito à personalidade de cada pessoa. 

Não é incomum encontrarmos pessoas tão diferentes umas das outras, por esse motivo é de grande importância que tomemos cuidado com um grande problema: não saber lidar com essas diferenças ou não aceitar que há a possibilidade de ter um transtorno de personalidade.

Acontece que, na maioria das vezes há uma enorme facilidade de se relacionar com o que já conhecemos,  mais ainda quando nos referimos a alguém que seja semelhante a nós, mas quando temos que interagir com o outro, especialmente quando essa pessoa tem um “jeito” diferente do que é esperado, é possível que nos deparamos com maior dificuldade, não sabendo muito bem o que fazer diante dessas situações.

 Baixar E-book!

O que é transtorno de personalidade?

Como mencionado anteriormente, cada pessoa tem seu próprio modo de funcionamento. O transtorno de personalidade é outra forma de interagir com o mundo. 

Isso ocorre porque a pessoa, no decorrer de seu desenvolvimento, vai se organizando psiquicamente de uma forma diferente do que estamos acostumados, ou seja, ela pode ter alterações no campo da percepção, o que, por sua vez afeta diretamente o modo como a pessoa diagnosticada percebe e interage com o mundo que a cerca, o que interfere em suas relações interpessoais, familiares, trabalho, estudos, entre outros.

Quais são os Transtornos de Personalidade?

Não há apenas um único transtorno de personalidade, por isso torna-se um trabalho dificultoso generalizar todos os sintomas. Isso ocorre, porque cada transtorno irá se apresentar em uma pessoa de uma forma específica. Por esse motivo, há um manual, chamado DSM, o qual determina os tipos de transtornos psicológicos existentes, incluindo os de personalidade. Sendo eles:

  • Transtorno de Personalidade Antissocial;
  • Transtorno de Personalidade Obsessiva-compulsiva;
  • Transtorno de Personalidade Paranoide;
  • Transtorno de Personalidade Esquizoide;
  • Transtorno de Personalidade Histriônica;
  • Transtorno de Personalidade Borderline;
  • Transtorno de Personalidade Narcisista;
  • Transtorno de Personalidade Dependente;
  • Transtorno de Personalidade Evitativa.

Fonte: DSM IV - Manual de Diagnóstico e Estatística 

Sintomas de Transtorno de Personalidade Borderline

Dentro do próprio Transtorno de Personalidade, há uma lista com cada um, seguida de quais critérios diagnósticos devem ser seguidos para identificar se realmente uma pessoa poderá ou não ser diagnosticada com aquele transtorno. 

No caso do Transtorno de Personalidade Borderline, ele pode ser caracterizado pelos seguintes sintomas:

  • Padrão de relacionamentos interpessoais instáveis;
  • Impulsividade em pelos menos duas áreas que são consideradas potencialmente autodestrutivas, como relações interpessoais, relações sexuais, relações com gastos financeiros excessivos, compulsões alimentares...;
  • Perturbação no campo identitário com prejuízos na autoimagem;
  • Investimento exagerado de esforços a fim de evitar qualquer possibilidade de abandono, seja ela real ou não;
  • Automutilações, ideações suicidas ou gestos semelhantes;
  • Instabilidade afetiva, devido às persistentes oscilações de humor;
  • Persistentes sensações de vazio existencial;
  • Dificuldade no controle de sentimentos como raiva, especialmente devido à intensidade com a qual se apresenta;
  • Ideação paranoide;

Fonte: DSM IV - Manual de Diagnóstico e Estatística 

Como lidar com uma pessoa com Transtorno de Personalidade Borderline?

Quando alguém é diagnosticado com o Transtorno de Personalidade Borderline, é comum que cause desconforto e insegurança, tanto na pessoa quanto em quem faz parte do seu núcleo de convívio. Isso ocorre por alguns motivos, mas especialmente por desinformação. 

Essa desinformação pode estar relacionada ao preconceito e aos estereótipos do que é ter um transtorno psicológico, ainda associado com a loucura. 

Neste caso, lidar com uma pessoa com TPB é primeiramente, saber respeitar seu modo de funcionamento. Além disso, é compreender que a pessoa possui sim um diagnóstico, mas que ele não a determina enquanto ser humano. Ainda assim, algumas medidas podem ser tomadas:

  • Entenda que a pessoa pode estar em sofrimento;
  • Incentive a procurar ajuda profissional;
  • Faça parte da sua rede de apoio;

Agendar consulta

Como tratar o Transtorno de Personalidade Borderline?

O Transtorno de Personalidade Borderline, pode ser tratado com o acompanhamento de profissionais qualificados. Primeiramente, para que o diagnóstico correto seja feito, mas também para que a pessoa tenha saúde mental e qualidade de vida. 

Diante disso, o tratamento constitui de acompanhamento psicológico e psiquiátrico. Utilizando recursos da psicoterapia e, a depender do grau e da necessidade, do uso de medicamentos indicados exclusivamente por médicos psiquiatras. 

Vale ressaltar que cada caso deve ser avaliado particularmente.

Estes profissionais podem te ajudar a identificar e tratar alguns sintomas, mas também podem auxiliar no manejo de situações com pessoas diagnosticadas. Por esse motivo, não hesite e busque ajuda com profissionais qualificados. Marque uma consulta conosco.

ImprimirEmail

Marisa de Abreu Alves
Psicóloga
CRP 06/29493


psi2

Escolha Aqui seu Psicólogo - Quanto Custa a Psicoterapia? - Informações Gerais
Consulta com Psicólogo - Agende Aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade Paulista

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)