Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Atendimento on-line ou presencial na região da Av Paulista. Rua Bela Cintra, 968. - (11) 3262-0621 - Agendamento pelo WhatsApp (11) 99787-4512

  • Início
  • TOC e mania: saiba quais são as principais diferenças

TOC e mania: saiba quais são as principais diferenças

É comum que tenhamos hábitos muito específicos para realizarmos diversas atividades em nosso dia a dia, como estudos, limpeza, formas de se organizar, trabalhar e até mesmo se relacionar. Estes podem ser modos através dos quais nos sentimos mais confortáveis e consideramos como métodos mais rápidos e eficazes. 

Entretanto, é necessário se atentar a intensidade e o quanto de importância você dá para esses hábitos, pois a partir do momento em que eles se tornam uma obrigação e interferem até mesmo na sua qualidade de vida, talvez não estejamos falando mais de manias habituais, mas sim de um transtorno que causa mais sofrimento do que praticidade. 

O que é TOC?

O transtorno obsessivo compulsivo, mais conhecido como TOC é caracterizado pela repetição de certos comportamentos. A grande questão desse transtorno está no motivo pelo qual esses comportamentos acontecem e na sua repetição. 

Há uma forma muito particular de se organizar psicologicamente, na qual a pessoa se sente na obrigação de agir de determinada maneira para atingir um objetivo, caso contrário, ela é tomada por um grande desconforto, fazendo-a pensar em diversas possibilidades catastróficas do que pode acontecer.

Isso ocorre devido aos pensamentos intrusivos e indesejáveis que aparecem. 

Diante disso, é possível mencionar alguns sintomas característicos deste transtorno:

  • Pensamentos intrusivos que se apresentam de formas permanentes e frequentes; 
  • Tentativa de ignorar os pensamentos obsessivos com outros pensamentos ou comportamentos;
  • Comportamentos repetitivos, como por exemplo:
  • apagar e acender as luzes uma certa quantidade de vezes;
  • Lavar as mãos repetidas vezes;
  • Organização em excesso;
  • Limpeza em excesso;
  • Atos mentais, que se apresentam como se fossem regras, como é o caso das contagens numéricas, por exemplo;

É válido ressaltar que esses comportamentos têm o propósito de aliviar algum tipo de ansiedade ou incômodo, mas devido a sua regra rígida e presença excessiva, acabam por causar sofrimentos e interferências na qualidade de vida dessas pessoas.

Agendar consulta

O que causa o TOC?

Diversos são os motivos que podem desencadear comportamentos obsessivos e compulsivos em alguém. Para isso, é de grande importância compreender a forma como se é estabelecida a relação com o meio e especialmente com seus sintomas de ansiedade, angústia, medo, entre outros. 

Além disso, alguns fatores sociais como experiências traumáticas ou até mesmo o contexto em que a pessoa se desenvolveu, pode ser um grande influenciador. Por exemplo, um ambiente com regras excessivas e punições.

É válido mencionar que o TOC pode ser um transtorno que se desenvolve em conjunto com outros ou como um de seus sintomas, no qual o indivíduo diagnosticado pode ter comportamentos obsessivos que acabam por desencadear o TOC.

Quais são as principais diferenças entre TOC e mania?

Diferentemente do TOC, as manias podem ser traços característicos da personalidade de uma pessoa. Podemos compreender as manias como maneiras preferenciais de agir, o que não significa que sejam saudáveis e não interfiram na qualidade de vida de uma pessoa, entretanto, diferentemente do TOC, ela não é um transtorno e se diferencia especialmente em sua frequência e intensidade.

Outro ponto chave para diferenciá-los são justamente os pensamentos obsessivos que antecedem os comportamentos. 

Existem, portanto, algumas diferenças básicas entre o transtorno e a mania. Sendo elas:

  • TOC é um transtorno, porém ter determinadas manias não se configura obrigatoriamente no mesmo;
  • O TOC é caracterizado pela presença de obsessões e Compulsões;
  • No TOC há a presença de rituais extremamente rígidos;
  • A pessoa com o transtorno perde uma parte considerável do tempo devido a esses pensamentos obsessivos e a prática de certo rituais, tendo como efeito o prejuízo em sua vida pessoal e profissional;
  • A mania por sua vez, apesar da pessoa ter hábitos específicos, ela não os usa religiosamente ou como se fossem regras absolutas;
  • Diferentemente do TOC, uma pessoa com manias, não necessariamente terá prejuízos em sua vida pessoal ou profissional, justamente devido à menor frequência e intensidade desses; 

Como saber se tenho TOC?

Como mencionado, uma das principais características do transtorno obsessivo compulsivo é a rigidez com a qual a pessoa lida com as regras muitas vezes impostas por ela mesma a fim de amenizar a invasão de pensamentos obsessivos. 

Além disso, é importante entender se tanto os comportamentos quanto os pensamentos intrusivos causam prejuízos na sua vida pessoal e profissional, assim como a frequência e intensidade com as quais eles aparecem. 

Lembre-se que ter determinadas manias não se configura em um transtorno, mas se elas forem excessivas e causarem mais prejuízos do que benefício em rua rotina é importante observar mais atentamente a fim de evitar maiores sofrimentos.  Além disso, identificar a presença desses sintomas obsessivos é de grande importância para o tratamento e manejo destes, inclusive no que se refere à identificação de sua causa.

Se este for o caso, não hesite, procure um profissional e marque já sua consulta.

ImprimirEmail

Marisa de Abreu Alves
Psicóloga
CRP 06/29493


psi2

Escolha Aqui seu Psicólogo - Quanto Custa a Psicoterapia? - Informações Gerais
Consulta com Psicólogo - Agende Aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade Paulista

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)