Skip to main content

Terapia comportamental

O que é terapia comportamental?

 

A terapia comportamental trata tanto o conteúdo comportamental como os pensamentos e sentimentos.

A posição do terapeuta comportamental pode ser de prestar atenção tanto nos eventos ambientais antecedentes para explicar o que esta pessoa faz e o que sente quando faz alguma coisa.

Para cada sentimento existe alguma situação que ocorreu anteriormente que provocou este estado. A terapia comportamental se interessa por essa situação anterior, e assim promover as mudanças para ajudar esta pessoa a superar suas dificuldades.

A terapia comportamental é acima de tudo, um processo de aprendizagem sobre você mesmo e como desenvolver novos comportamentos. É a forma de aumentar sua capacidade de agir da forma que você quer agir.

Psicologo para terapia comportamentalO que faz psicólogo comportamental?

Além de ouvir, analisar e interpretar o que o paciente lhe diz, ele ensina estratégias de comportamento que poderão produzir mudanças na vida de seus pacientes.

"O objeto de estudo da psicologia é o comportamento"

Esta frase foi proferida em 1913 por John B. Watson. Por incrível que pareça foi um escândalo na época, pois psicologia era considerada apenas a ciência da vida mental, vida essa que devia ser estudada através da introspecção, um processo de auto-exame. Foi preciso evoluir no estudo do funcionamento do ser humano como um todo para que pudéssemos compreender que o que faz alguém procurar um psicólogo/psicoterapeuta é uma queixa ligada às coisas que ela faz ou deixa de fazer. Tão importante quanto a angustia sentida na depressão são os comportamentos de lentidão, falta de cuidados com o próprio corpo, prejuízos nas atividades sociais e profissionais, etc

A terapia comportamental é fundamentada num campo da Psicologia chamada Análise do Comportamento.

As emoções também são do interesse da terapia comportamental

A terapia comportamental leva em consideração o lado operante em toda emoção. O medo não é só uma resposta das glândulas e dos músculos, mas também uma paralisia e um comportamento de afastamento do objeto temido. O lado operante da raiva é o impulso em causar dano a alguém e um impedimento em ser agradável com a pessoa que lhe provocou raiva.

A psicoterapia em geral se preocupa com sentimentos, ansiedade, medo, raiva, etc.

A terapia comportamental nos mostra que um comportamento tem mais probabilidade de ser repetido quando a pessoa recebe um reforço positivo. Quando dizemos que fazemos alguma coisa “com a intenção de produzir um dado efeito”, estamos atribuindo nosso comportamento a alguma coisa localizada no futuro, mas o comportamento deve-se mais ao que aconteceu no passado do que ao que vai acontecer no futuro.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Analise funcional na terapia comportamental

O terapeuta comportamental fará a análise funcional, ou seja, entenderá em função do que o comportamento do cliente está baseado.

O psicoterapeuta ajudará o paciente a entender que o comportamento que ele quer mudar foi estabelecido pelas consequências e terá uma função em sua vida, mesmo que este comportamento seja inadequado.

Por exemplo, um paciente que queira deixar de ser introvertido e passar a ser mais espontâneo e participar da vida social e profissional com mais eficiência. A terapia comportamental o ajudará a ver que este comportamento introvertido tem uma função em sua vida, provavelmente o protege de retaliações, imaginárias ou não, por parte das pessoas que não o aceitariam com uma atitude mais extrovertida.

O terapeuta comportamental descobrirá porque (quais as contingencias) este comportamento indesejado foi iniciado e também o que o mantém.

Para esta analise o terapeuta considerará a história de vida do paciente, seu momento atual e sua relação com o psicoterapeuta. Ele fará perguntas ao paciente que ajudarão o paciente a entender a relação entre seu modo de agir e os eventos anteriores que controlam seu comportamento.

Busca do verdadeiro eu

A psicoterapia trabalhará no sentido de ajudar o paciente a compreender-se, entender porque faz o que faz e encontrar caminhos para fazer as coisas de modo diferente e melhor.

Referencia:

Ciência e Comportamento Humano. Autor: Skinner. Editora: Martins Fontes. 

Consulte um psicólogo
Marisa de Abreu Alves | Psicóloga CRP 06/29493

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.

Artigos


Fique por dentro das últimas novidades em temas de psicologia e psicoterapia!

Ninho Vazio

Ninho Vazio: Quais São os Sintomas e Quanto Tempo Dura?

Compulsões O que é

Compulsões: O que é um ato compulsivo e como identificar?

Síndrome Do Ninho Vazio

Síndrome Do Ninho Vazio: Descubra o que é com 5 Exemplos

Crise Existencial

Crise Existencial: O Que é e Quanto Tempo Dura?