Stress Traumático
O que é stress traumático?
Neste texto falo da minha experiência pessoal com atendimentos em stress traumático:
Nós somos modificados constantemente, a cada experiência nossa personalidade vai se tornando mais complexa. Cada situação vivida, seja ela positiva ou negativa, pode deixar uma marca que molda nossa forma de ser e a maneira como reagimos diante das próximas situações.
Por exemplo, houve uma vez onde um guardador de carros na rua praticamente se jogou diante de meu carro para me dar troco do dinheiro que eu havia dado a ele, pois sem querer dei a mais do que havia sido combinado e, distraída, já estava indo embora. Quando eu disse que não havia percebido o engano ela me respondeu “Dona, eu só quero o que é certo”. Essa situação mudou muito meu conceito, e a forma como eu agiria diante dos próximos guardadores de carros.
Quando falamos em stress traumático estamos falando das situações que deixaram marcas negativas.
As situações que podem causar stress traumático são todas aquelas que possam ser significativas para você. Há situações que seriam marcantes para a maioria das pessoas, como por exemplo, ser assaltado ou presenciar um acidente de transito com machucados muito impressionantes. Mas há situações que podem te marcar de uma forma especial, mas não marcaria outra pessoa.
Algumas vezes a pessoa pode não se lembrar mais da situação original, mas percebe suas consequências ao longo da vida. Algumas vezes você pode reagir muito mal a coisas a ponto de a maioria das pessoas não entenderem porque você foi tão ríspido com tal pessoa, e talvez nem mesmo você entenda.
Stress traumático não é causado, necessariamente, por uma única situação. Uma situação repetida, mesmo que menos intensa, também poderá fragilizar emocionalmente.
Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui