O papel da sogra
Toda mãe é uma futura sogra em potencial
Entrevista cedida para o Portal Delas – Jornalista Veronica Mambrini
• Toda mãe é uma futura sogra em potencial. Antes de ter um filho (ou filha) casando, como uma mulher pode se preparar para ser uma boa sogra?
Psicologo: Não existe um modelo a ser seguido no que diz respeito a preparação para ser uma boa sogra. Talvez o fundamental seja encarar de forma aberta a relação com a futura nora/genro e não encará-los como rivais do amor dos filhos, mas como futuros integrantes do núcleo familiar. Lembre-se: assim como você se casou com o filho(a) de alguém um dia, talvez alguém se case com o seu.
• Quais são os sentimentos que mais atrapalham a relação com a nora?
Psicologo:No geral, os sentimentos que mais atrapalham podem ser ciúme, inveja, raiva, insegurança. Sentimentos que salientam a rivalidade. Mas podemos considerar a nora uma rival? A nora disputa o amor do filho, ou ela o tem, de diferente forma?
• É possível amar e tratar a nora como se fosse uma filha?
Psicologo: Sogra e nora podem se respeitar, conviver bem, ter uma relação de mãe e filha. É importante perceber que a nora se tornou parte da família e não necessariamente aquela que o afasta da família.
• Existe um preconceito natural na relação entre nora e sogra?
Psicologo: Esse “preconceito natural” pode ter sido formatado a partir de um estereótipo social que se vincula a imagem da sogra. Sim, carregar consigo o preconceito de que a sogra será uma pessoa desagradável, megera, pode influenciar no desdobramento da relação. Acredito que iniciar uma relação com a sogra já imaginando dificuldades no relacionamento pode comprometer a capacidade em ver qualidades que a sogra teria.
• Proximidade ajuda ou atrapalha nessa relação?
Psicologo: Depende muito do tipo de envolvimento. Há sogras que aproveitam a proximidade para dar palpites, tomar partido, tentar resolver situações sem a permissão do casal, e pode atrapalhar a harmonia da familia. Mas a proximidade no sentido de auxiliar no crescimento do neto, trocar experiências, podem ser válidas.
Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui
Entrevista cedida para o portal UOL
Relacionamento com a Sogra
1. O papel da sogra na organização familiar.
UOL: Os desentendimentos entre sogras e noras/e ou genros me parece um comportamento muito antigo e, ao que tudo indica, fizeram e fazem parte do cotidiano de várias culturas. Até o final do século 19, por exemplo, (ou até mesmo no século 20), as sogras orientais, como chinesas e japonesas, tinham uma fama de trazerem suas noras com rédea curta. O que existe por trás desse comportamento feminino que prece permear culturas e épocas as mais distintas?
Psicóloga: A questão histórica pode corresponder à natureza instintiva do relacionamento entre mãe e filho. As mães podem desenvolver sentimento de posse em relação aos seus filhos, podem sentir-se “donas” de seus filhos a partir do momento que são responsáveis por suas vidas enquanto seres indefesos e totalmente dependente de suas mães para sobreviver nos 1ºs anos de vida. Esse sentimento pode gerar sentimento de “poder”. Esta sensação de poder pode alimentar ações que vão contra o bem estar dos seres que mais amam, seus filhos.
2. Por que a sogra mãe do homem sabidamente é mais difícil de se lidar?
Psicóloga: Não vi nenhuma pesquisa que afirme isso mas parece que há mais reclamações de noras do que de genros. Talvez os filhos homens acatem mais suas mães, gostem da dependência que elas alimentam. Talvez o fato de ser duas mulheres mostre similaridades difíceis de encarar. De toda forma acredito que cada caso terá seu motivo pessoal.
3. Quais são as maiores queixas das sogras em relação ao Genro?
Psicóloga: Há uma piada que explica muito bem: Uma mulher tem um casal de filhos casados. Ela conta às amigas que a filha casou muito bem, pois seu genro até leva café na cama para ela, mas o filho não teve a mesma sorte, imagine que a megera na nora recebe até café na cama de seu adorado filhinho? O genro costuma receber o papel, normalmente masculino, de cuidador, sendo assim a sogra poderá se apaixonar pelo genro que a convencer (nem precisa ser verdade) de que é um excelente provedor.
Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui