Saúde Mental: Definição psicológica vs frases populares
Aprenda o que é saúde mental para psicólogas e qual a diferença com o senso comum
É comum que você escute as mais diversas explicações para o que é saúde mental. Cada pessoa pode entender de uma maneira e atrelar a o significado que desejar. Por exemplo, para alguém isso pode estar relacionado ao bem-estar físico, para outra pessoa, pode ser um momento de qualidade com alguém que ama, mas a grande questão é: o que é saúde mental para profissionais que atuam nessa área?
É importante levar em consideração a real definição para que sejam evitadas confusões no entendimento do que é a saúde mental de fato. Por isso, é necessário diferenciar a definição psicológica do senso comum, muito escutado através de frases populares.
Saúde Mental: definição psicológica
É possível que ainda nos dias de hoje as pessoas relacionem o conceito de saúde com a ausência de doenças e isso pode se estender, inclusive, para o campo da Psicologia. Entretanto, é preciso tomar cuidado, pois profissionais da área da saúde mental devem levar em consideração muito mais do que apenas isso. É importante ter um olhar atento para os aspectos psicológicos e sociais também.
Desse modo, é possível compreender de forma mais ampla o que queremos dizer com o conceito de saúde. E ao debater a importância da promoção e dos cuidados com a Saúde Mental de cada pessoa, deve ser levado em conta que há todo um aglomerado de fatores que precisam ser considerados para definir o que é ou não o conceito propriamente dito.
Então, a definição psicológica de Saúde Mental leva em consideração os seguintes pontos:
- Biológico;
- Psicológico;
- Social.
Formando o conceito biopsicossocial, o que promove uma perspectiva mais compreensível da existência de cada pessoa, considerando que a saúde do corpo está relacionada com a saúde da mente, assim como os fatores sociais impactam diretamente na qualidade de vida dos indivíduos, por isso, diferentemente do senso comum, o olhar psicológico não se limita apenas a um campo.
Saúde mental: definição popular
Para compreender o que significa isso no imaginário social, basta rolar as páginas das mais diversas redes sociais. É bem provável que você encontre diversas frases motivacionais que ditam o que é ou não bem-estar, qualidade de vida, portanto, saúde mental. Entretanto, é também provável que essas frases sejam generalistas demais e com isso acabam excluindo muitos fatores que deveriam ser levados em consideração.
Frases comuns sobre saúde mental
- “Você é o que você acredita”
- “Sua motivação SÓ depende de você”
- “Mude a cabeça para mudar seu corpo”
Por isso, quando alguém expõe uma dessas frases, entre tantas outras, ela não está considerando outros fatores biológicos e sociais que podem estar atravessando a realidade de alguém e isso pode ser uma armadilha para promoção de sofrimento ao invés de saúde mental. Por isso, é de extrema importância entender quais são os fatores que realmente estão relacionados à promoção de bem-estar e qualidade de vida para alguém.
O que causa Saúde Mental?
Essa é uma pergunta muito interessante, pois a partir dela é possível explorar a mais diversas causas responsáveis pela propagação de saúde e bem-estar, sendo possível avaliar aqueles três fatores mencionados anteriormente: biopsicossocial.
A seguir veja uma série de exemplos de situações que estão atreladas à Saúde Mental e a forma como podemos cuidar para que ela seja mantida:
- Ter momentos de lazer;
- Estar próximo a pessoas queridas;
- Ter acesso a uma boa alimentação, que atuará na disposição física, mas também no aspectos psicológicos como foco e concentração;
- Ter um lugar em que seja possível descansar e ter uma boa qualidade de sono;
- Trabalhar e conseguir conquistar coisas que deseja, o que pode aumentar a satisfação pessoal;
Entre outros exemplos que poderíamos mencionar. Então, com tudo isso, se observa que Saúde Mental não é apenas ter uma mente equilibrada, pelo contrário, para ter uma mente equilibrada, é importante que outras áreas da vida também estejam fluindo bem, afinal, não se esqueça: saúde não é apenas a ausência de doença, mas também criar formas para que ela seja prevenida e cuidada.
Por esse motivo, a importância de não misturar frases populares com a definição psicológica de Saúde Mental.
Com tudo isso que foi dito, você pode estar se perguntando o que pode ser feito para preservar sua saúde psíquica? E é neste momento que atuamos, cuidando de um dos campos importantes: o psicológico.
Qual a importância da Saúde Mental?
Se organizar psicologicamente é uma forma de estruturar os outros fatores que podem estar em desequilíbrio. Por exemplo, se você está com problemas na alimentação, um profissional pode te ajudar a entender o que está acontecendo e usar as melhores técnicas para que você trabalhe essas questões.
Por isso, saiba que você pode procurar um profissional qualificado que irá te orientar, cuidar e ajudar caso você esteja precisando. Afinal, nunca é tarde para cuidar da sua Saúde Mental.