Psicossomática

O que são doenças psicossomáticas? Qual a diferença entre ela e somatização?

Psicologo para tratar psicossomatica

Entrevista cedida pela psicóloga Margarida Luzia dos Santos Antunes Chagas CRP 06/83646 para revista: Sou Mais Eu – Ed Abril

1 – O que são doenças psicossomáticas? Qual a diferença entre ela e somatização?

Psicólogo: São doenças que tem sua origem na estrutura cognitiva, ou seja, pensamentos e esquemas disfuncionais que geram sofrimento e acabam contribuindo para aparição de sintomas físicos. Neste caso, é importante salientar que, apesar de terem origem na mente, a doença realmente existe e precisa ser tratada pela medicina convencional em conjunto com um terapeuta.

Quando se trata de somatização, apesar do indivíduo sofrer com sintomas físicos, não apresenta o quadro orgânico da doença, sendo assim, somente um terapeuta conseguirá ajudá-lo.

2 – Qualquer parte do corpo pode ser afetada por esses problemas?

Psicólogo: Sim, qualquer parte do corpo. Muitas pessoas, no caso das psicossomáticas, acabam desenvolvendo doenças que já tinham predisposição.

Um bom exemplo da somatização é o ataque de pânico, o corpo entre em sinal de alerta por um medo irreal e desencadeia sofrimento físico (taquicardia, falta de ar, formigamento, dentre outros).

3 – Como se trata uma doença psicossomática? Se trata a doença em si ou é feito um tratamento psicológico?

Psicólogo: O tratamento adequado envolve a medicina e a psicologia, já que, é necessario sanar o sofrimento cognitivo e os sintomas físicos. Desta forma, a probabilidade de acontecer novamente diminue consideravelmente.

4 – Depressão, transtorno bipolar e outros transtornos psiquiátricos facilitam o aparecimento desses problemas?

Psicólogo: : Sim. Por serem doenças que trazem alto sofrimento emocional e afetivo, podem, a médio ou longo prazo, serem responsáveis por doenças físicas.

5 – Soubemos da história de uma mulher que acordou um dia sem conseguir mexer o lado esquerdo do corpo, mas em todos os exames, não foi encontrado nenhum problema físico. Ela sofria de transtorno bipolar. Então foi diagnosticada como somatização e fez tratamento com psicólogo e psiquiatra. E depois de um ano recuperou os movimentos. É comum esse tipo de coisa acontecer? Pode ser uma resposta do corpo à sobrecarga psicológica?

Psicólogo: Sim, é comum acontecer, não só com a paralizia de movimentos, mas muitos outros como: crises de pânico, pensamentos perturbadores, dificuldade para dormir, fobia social e muitos outros. Todos estes devem ser tratdos com a mesma seriedade, pois, prejudicam significamente a vida de quem é atingido, sendo um forte limitador das funções profissionais, afetivas e sociais.