Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Atendimento on-line ou presencial na região da Av Paulista. Rua Bela Cintra, 968. - (11) 3262-0621 - Agendamento pelo WhatsApp (11) 99787-4512

  • Início
  • Como a Psicologia Infantil pode ajudar no desenvolvimento do seu filho?

Como a Psicologia Infantil pode ajudar no desenvolvimento do seu filho?

Não é novidade que a Psicologia tem muito a contribuir para o cuidado da Saúde Mental, por conta disso entende-se a importância da presença de profissionais nos mais diversos espaços, sejam clínicas, escolas, instituições, ONGs, entre outros. Além disso, ela tem sido cada vez mais utilizada para o manejo das mais diversas situações, especialmente aquelas envolvendo crianças. 

Por isso, entendendo que um bom desenvolvimento infantil é necessário para que se construa indivíduos saudáveis, investir nesse formato de cuidado, especializado nos atendimentos para crianças, é crucial para que tal objetivo seja atingido, especialmente se estivermos falando de crianças que estão em situações de conflito ou em grande sofrimento psíquico. 

O que é a Psicologia Infantil?

A Psicologia Infantil se difere especialmente no seu público-alvo, que são as crianças. A partir disso, métodos e estratégias específicas são utilizadas para melhor compreender as demandas desse público. 

O profissional especialista na área infantil, terá uma formação qualificada para o exercício da prática, compreendendo não apenas os papéis exercidos por Psicólogas(os), mas também como entender o funcionamento psíquico dos pequenos e como estes se expressam. Para isso, é necessária uma escuta adequada e uma forma especial de manejo e cuidado para as mais diversas demandas. 

Baixar infográfico!

Quais são as principais características da Psicologia Infantil?

Como a atuação da Psicologia é bem ampla, ao fazer um recorte para a Psicologia Infantil, não seria diferente. Com isso podemos citar algumas das diversas características que estruturam a prática profissional: 

  • O uso de materiais lúdicos;
  • A compreensão não apenas da criança, mas do contexto em que está inserida;
  • Escuta qualificada;
  • Entendimento dos processos de desenvolvimento infantil;
  • O cuidado para a não patologização precoce da criança;
  • Escuta Familiar;
  • Proporcionar um espaço no qual a criança sinta-se um sujeito ativo e que possa ser escutada e compreendida;

Entre outras. 

Estes são alguns pontos a serem mencionados. Nota-se que, apesar de semelhança com as psicoterapias que são realizadas com jovens, adultos e idosos, as psicoterapias direcionadas ao público infantil tem algumas particularidades no seu desenvolvimento.  

Como a Psicologia Infantil pode ajudar meu filho?

Como mencionado, a Psicologia pode ser muito útil no cuidado da Saúde Mental, especialmente da criança que está em desenvolvimento, se estruturando psicologicamente e formando seu núcleo de identidade. Diante disso, a Psicologia Infantil, pode ajudar seu filho a se desenvolver de uma forma mais saudável, mas terá também um grande papel no processo de identificação de possíveis funcionamentos psíquicos que podem estar desorganizados e causando sofrimento na criança. Por isso, entende-se a necessidade de que profissionais dessa área ocupem outros lugares, que não se limitem à clínica tradicionalmente conhecida. É por esse motivo, que algumas dessas possibilidades de atuação serão mencionadas abaixo:

Psicologia Clínica

A Psicologia Clínica é a mais conhecida. Em sua maioria, ocorre na seguinte estrutura:

  • Atendimento Inicial com os Pais;
  • Atendimentos com as crianças;
  • Avaliações Psicológicas, se necessário; 
  • Uso da ludoterapia

Essa é uma estrutura básica, pois seu intuito é trabalhar alguma demanda que foi levada pelas pessoas responsáveis pela criança ou identificar se de fato há algo acontecendo. Sua prática possui os mesmos princípios éticos, mas com técnicas direcionadas ao público infantil. 

Agendar consulta

Psicologia Escolar

A prática da Psicologia nos espaços escolares tem sido cada vez mais necessária, pois a(o) profissional que atua em escolas, tem um importante papel enquanto mediador entre escola e pais, podendo identificar algumas situações que podem vir a exigir determinados encaminhamentos quando necessário. Por exemplo, dificuldade na aprendizagem, potenciais crises de ansiedade, falta de atenção, entre outras.

O acompanhamento, neste caso, não é tão exclusivo quanto a clínica tradicional, mas possui um efeito tão importante quanto.  

Orientação Parental

Como o próprio nome sugere, possui como objetivo a orientação dos pais e/ou responsáveis pela criança. Tirando dúvidas, auxiliando no manejo de situações e podendo, inclusive, fazer os encaminhamentos necessários. A orientação pode ocorrer levando em consideração algumas situações:

  • Queixas Escolares;
  • Queixas Parentais;
  • Dificuldades de socialização;
  • Relação dos cuidadores que podem interferir no desenvolvimento infantil;

Entre outras.

 

Conclusão

Nota-se, portanto, a importância da Psicologia Infantil para o cuidado das crianças. Especialmente se falarmos dar mais novas, que ainda estão no processo de desenvolvimento da linguagem verbal ou não verbal e que estão se entendendo enquanto pessoas. 

É necessário destacar que é importantíssimo que a atuação do profissional seja apoiada e em conjunto com as pessoas responsáveis pela criança, e se necessário, possuir um diálogo com a Escolas e outros profissionais. Por isso, apesar da Psicologia Clínica, Escolar ou Psicólogas(os) que se ocupam de orientações, possuírem focos específicos, uma não exclui a outra.

Por isso, saiba que você pode procurar um profissional especializado no cuidado infantil para te orientar e te auxiliar da forma mais adequada nesse processo. 

ImprimirEmail

Marisa de Abreu Alves
Psicóloga
CRP 06/29493


psi2

Escolha Aqui seu Psicólogo - Quanto Custa a Psicoterapia? - Informações Gerais
Consulta com Psicólogo - Agende Aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade Paulista

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)