Skip to main content

Preconceitos: Como lidar com eles através da Psicoterapia

Saiba como a Psicologia pode te ajudar a superar seus preconceitos e lidar com eles

Estamos em uma sociedade em que cada vez mais a pauta sobre a diversidade tem sido colocada em debate. Isso porque somos pessoas singulares, mas que estamos inseridas em um contexto social, dividindo um tempo e um espaço com diversas outras pessoas, também singulares. Esse choque de realidades pode causar alguns desconfortos, e muitas pessoas não sabem lidar muito bem com essas diferenças.

Diante dessa variedade de jeitos e formas de se colocar no mundo, o preconceito afeta especialmente a pessoa que está sendo alvo dessa intolerância. Por isso, através da psicoterapia você pode encontrar formas de lidar com seus preconceitos e com certas atitudes quando elas são direcionadas a você. 

 Baixar E-book!

O que é preconceito?

O preconceito vem de uma perspectiva sobre o modo de ser do outro. Há algo em específico em alguém que foge do que é socialmente imposto como “normal” e é essa característica, que foge à normalidade, causa um grande desconforto e faz com que algumas pessoas direcionam comentários, atitudes às outras. 

Isso ocorre porque existe uma rigidez às regras impostas e essa falta de flexibilidade e abertura ao entendimento de que as pessoas possuem suas diferenças, torna muitas vezes o convívio insustentável. Diante disso, uma pessoa preconceituosa terá uma ideia pré-concebida sobre algo ou alguém, em sua maioria de forma pejorativa. Isso faz com que ela rejeite a diferença e deseje que tudo seja à sua maneira. Só que essa rejeição muitas vezes é violência e causa graves impactos na saúde mental de quem é vítima do preconceito. 

Para exemplificar, é possível destacar algumas formas de preconceito:

  • Preconceito diante da orientação sexual;
  • Preconceito diante da realidade econômica; 
  • Preconceito de gênero;
  • Preconceito Racial;
  • Preconceito Cultural;
  • Preconceito Musical;
  • Preconceito direcionado às pessoas gordas;
  • Entre uma gama que contém tantos outros.

Essa forma de perceber o outro, causa uma aversão, trazendo sérias consequências às formas em que essas pessoas se relacionam com a sociedade.

Quais as consequências do preconceito?

As relações são construídas a partir do contato entre duas ou mais pessoas. Para que haja uma relação saudável é importante que o respeito seja recíproco. Diante disso, podemos pensar nas consequências onde não há em sua estrutura o respeito à diversidade.

Ao ser vítima de preconceito, a pessoa pode achar que há algo de errado com ela, com isso, busca aceitação através de um movimento de negação e transformação da própria identidade, no intuito de se sentir pertencente a um grupo. Isso pode fazer com que essas pessoas mudem características físicas para que sejam socialmente aceitas. 

Essa rejeição social, que culmina em uma rejeição de si próprio, traz sérios danos à saúde psicológica dessas pessoas, especialmente se levarmos em consideração os prejuízos causados pela repressão daquilo que se é. Especialmente, quando se tem a consciência de estar sendo violentada.  

Agendar consulta

Como a psicoterapia pode ajudar a lidar com preconceitos?

Há duas formas muito interessantes e importantes que podem ser destacadas: A psicoterapia para aquele que direciona o preconceito e busca trabalhar isso, e a psicoterapia para as pessoas que são vítimas do preconceito.

Psicoterapia para quem deseja lidar com o preconceito

Para aqueles que buscam trabalhar a intolerância em si mesmos, podem ser ajudados a compreender a origem desse incômodo. Questiona-se o motivo pelo qual a diferença do outro causa tanto desconforto. Esse processo pode ajudar a entender a importância de respeitar o outro, assim como de trabalhar a reflexão dos impactos sociais e psicológicos desse tipo de violência. 

Às vezes há aspectos de si que a pessoa nega e direciona para o outro, por esse motivo, como é tão desconfortável lidar com a própria diferença existente, é mais fácil se incomodar com o outro. E isso pode ser trabalho com ajuda da psicoterapia.

Psicoterapia para quem sofre com o preconceito

Por outro lado, a psicoterapia para as pessoas que sofrem com o preconceito é extremamente importante para compreender que muitas vezes o incômodo vem do outro e que diante de sua condição social, orientação sexual, raça ou gênero, não há o que temer, que diferenças existem e precisam ser respeitadas.

Além disso, os cuidados dispensados na psicoterapia, auxilia essas pessoas a lidar com os preconceitos de forma que sejam menos danosos. A violência não deixa de ser dolorosa, entretanto, com um suporte adequado, os danos psicológicos podem ser amenizados, evitando maiores consequências. 

Conclusão

Com isso, ao procurar um profissional você tem a possibilidade de entender questões e incômodos que te atravessam, assim como a forma como eles podem afetar você e sua relação com o outro. Além disso, a psicoterapia é uma importante aliada no processo de auto aceitação, tolerância e promoção de saúde e bem-estar. 

É por esse motivo que esses pontos são considerados cruciais para que possamos conviver em uma sociedade mais justa, livre de preconceitos e com mais respeito ao próximo.

Consulte um psicólogo
Marisa de Abreu Alves | Psicóloga CRP 06/29493

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.