Pensamento automático
O que é pensamento automático?
Pensamentos automáticos são um fluxo de pensamento que coexiste com um fluxo de pensamento mais manifesto (Beck, 1964). A maior parte do tempo mal estamos cientes destes pensamentos, embora com apenas um pouquinho de treinamento possamos facilmente trazer estes pensamentos à consciencia (Judith S. Beck - Terapia Cognitiva).
Exemplo: Ao atravessar a rua você, com certeza, olha para os dois lados, mesmo que esteja em rua de mão única. Isso porque, sem que você perceba, passa automaticamente a idéia que se deve olhar sempre para os dois lados antes de atravessar a rua.
Muitos dos nossos pensamentos automáticos não causam problema algum, muito pelo contrário, precisamos de rapidez de raciocínio, e são os pensamentos automáticos que possibilitam isso. O problema aparece quando esses pensamentos automáticos não correspondem à realidade. Por exemplo, quando em depressão as pessoas costumam ter uma série de pensamentos automáticos negativos e falsos, como por exemplo: “Não adianta sair da cama, nada de bom pode acontecer na minha vida”.
Pensamentos automáticos disfuncionais
Pessoas com transtorno psicológico com frequência interpretam erroneamente situações neutras e até positivas e, deste modo, seus pensamentos automáticos são tendenciosos. Ao corrigir os erros de pensamento muitas vezes o paciente sente-se melhor.
Normalmente o que alimenta os pensamentos automáticos são as crenças subjacentes. Ou seja informações coletadas conforme experiências de vida de cada um, verdadeiras ou não.
Tipos de pensamento automático:
- Distorcido - Ocorre apesar das evidências em contrário. Ex: "Ela não gosta de mim" (dito isso quando a outra pessoa foi cordial)
- Preciso mas com conclusão distorcida. Ex: "Eu não cumpri o que prometi ao meu filho, portanto sou uma mãe terrível"
- Preciso mas disfuncional. Ex: "Tenho muita ciosa para fazer, levarei o dia todo, ficarei exausta". Mesmo sendo um pensamento correto reduz a concentração e a motivação.
Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui
Conclusão:
Seus pensamentos automáticos podem determinar seus comportamentos e sentimentos. Para o objetivo de modificar comportamentos pode-se trabalhar a mudança ou elaboração dos pensamentos automáticos.
Fonte:
Terapia Cognitiva - Judith S. Beck