Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Atendimento on-line ou presencial na região da Av Paulista. Rua Bela Cintra, 968. - (11) 3262-0621 - Agendamento pelo WhatsApp (11) 99787-4512

  • Início
  • O que é insegurança para a Psicologia Cognitivo Comportamental?

O que é insegurança para a Psicologia Cognitivo Comportamental?

O que é insegurança?

A insegurança é um sentimento de muitas vezes não se sentir suficiente, seguro e confiante para realizar determinadas ações e tomadas de decisões.

Geralmente consequência de medos adquiridos ao longo da vida, a insegurança pode ser desencadeada por diversos fatores, entre eles a percepção de estar vulnerável.

 

Psicologia Cognitivo Comportamental

Dentro do campo da Psicologia há diversas formas de perceber um sofrimento, uma delas é através da psicologia cognitivo comportamental.

É responsabilidade do profissional identificar qual a melhor estratégia para ajudar seu paciente. Para isso é importante entender o que é insegurança e como a psicologia cognitivo comportamental pode te ajudar.

Sou uma pessoa insegura?

Para compreender o que é ser uma pessoa insegura, é necessário identificar alguns aspectos comportamentais. Não é incomum que ao se sentir inseguro, a pessoa duvide de sua capacidade, de seu desempenho, se questione com frequência sobre seus atos e pensamentos, o que consequentemente pode te fazer questionar sobre como as pessoas ao seu redor te percebem.

Esse pode ser um aspecto central que atravessa pessoas inseguras, o constante receio do que estão achando dela, como se a opinião do outro valesse mais do que o que pensa sobre si mesma.

Insegurança Emocional: Por que isso acontece? 

Podem existir diferentes razões que levam uma pessoa a se sentir insegura, isso acontece com a maioria das pessoas em determinadas fases e momentos de suas vidas, porém se a insegurança for crônica e persistente, pode ser um sinal de que você precisa de ajuda.

Uma pessoa insegura, pode desacreditar da sua capacidade de realização, além disso, tem-se reduzida a capacidade de confiança não só em si, mas também no outro. É comum que pessoas com insegurança emocional busquem aprovações alheias frequentemente como forma de se reafirmarem. Essa relação estabelecida com o outro pode ser agente causador de grande sofrimento.

Baixar infográfico!

Quais são as causas da insegurança emocional?

Não há como generalizar o que causa insegurança em todas as pessoas, pois os casos têm suas particularidades, para isso é importante que procure uma psicologa profissional qualificada para te ajudar.

Vejamos alguns pontos que podem ser ampliados para te auxiliar a perceber certos contextos em que você possa estar sentindo insegurança: 

  • Insegurança no Relacionamento

  • Insegurança no Trabalho

  • Insegurança Alimentar

Detalhar os contextos nos quais se manifestam episódios de insegurança pode ser útil, para identificar possíveis causas da insegurança emocional, dentro de sua experiência e realidade.
Vamos detalhar um pouco mais cada um destes contextos:

Insegurança no relacionamento

Sentir insegurança em relação a parceira ou parceiro, pelos mais diversos motivos, pode ser não só uma das variáveis fomentadoras de grandes sofrimentos, como pode contribuir para que atue como comorbidade para outros, como é o caso da carência afetiva, por exemplo.

Insegurança no trabalho

O contexto do trabalho pode ser um agente estressor que desencadeia uma série de pensamentos negativos a respeito de si, fazendo duvidar de suas capacidades e especular sobre o que as pessoas acham de você.

Entende-se como agentes estressores, muitas vezes aquele ambiente competitivo, com cobrança e autocobrança excessivas, com prazos pré-estabelecidos e, em alguns casos, apertados, as incertezas pessoais e profissionais, entre outras. 

Insegurança alimentar

Em uma sociedade em que prezam por um corpo perfeito, é comum que pessoas se sintam inseguras diante do seu próprio corpo, o que impacta diretamente na forma como se alimentam, em busca de um ideal socialmente imposto. Isso pode gerar sofrimentos, não apenas no campo biológico, mas especialmente no campo psíquico resultando em consequências pela busca de um corpo perfeito.

Agendar consulta

Quando procurar ajuda de uma psicóloga?

É compreensível que em algumas situações você sinta insegurança emocional, isso é uma forma de se defender contra situações potencialmente aversivas, diante disso, é necessário avaliar o quão incômodo e insustentável é o sofrimento causado pela própria insegurança.

Isso pode servir para identificar a necessidade de buscar ajuda emocional com uma profissional qualificada em psicologia cognitivo comportamental.

 

ImprimirEmail

Marisa de Abreu Alves
Psicóloga
CRP 06/29493


psi2

Escolha Aqui seu Psicólogo - Quanto Custa a Psicoterapia? - Informações Gerais
Consulta com Psicólogo - Agende Aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade Paulista

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)