Skip to main content

Medo do Escuro: 4 terapias para nictofobia compulsiva

Saiba os benefícios da terapia no tratamento da nictofobia (medo do escuro)

O medo excessivo do escuro pode trazer diversos prejuízos para a sua qualidade de vida. Por isso, tem sido cada vez mais comum a busca por ajuda psicoterápica para tratar medos que se configuram em fobias compulsivas, como é o caso da nictofobia. 

Este é um excelente sinal de que há tratamentos eficazes para que você possa se livrar do medo, entendendo que ele não é necessariamente uma ameaça real como você imagina. Para isso, algumas técnicas podem ser utilizadas a fim de alcançar esse objetivo. 

É importante, portanto, que você as conheça para entender como funcionam e como elas podem te ajudar. 

Medo do Escuro: o que fazer?

Este pode ser um questionamento muito comum, especialmente porque muitas pessoas são atingidas por esse medo. Além disso, não é incomum que essas mesmas pessoas se sintam constrangidas ao assumirem para si e especialmente para o outro que são portadoras dessa fobia. 

Por esse motivo, buscam tratamentos como forma de aliviar os sintomas, mas também de se livrar de uma vez por todas desse medo intenso que sentem. Então, surge a grande questão que é como fazer isso.

Bom, uma possibilidade é ter a psicoterapia como uma importante aliada. Ela pode te ajudar a entender melhor a origem desses medos, assim como fazer o uso de técnicas que podem te auxiliar a tratá-lo. Para isso, é importante entender o seu caso, se há ou não algum trauma envolvido e qual a melhor técnica para a sua situação.

Outro fator a ser levado em consideração é o quanto este medo interfere em outros campos da sua vida e até mesmo das suas relações interpessoais. Todos esses fatores precisam ser avaliados na hora de escolher a melhor técnica a ser utilizada. 

Saiba agora quais são as 4 terapias para nictofobia compulsiva:

Baixar E-book!

Terapia de Exposição para Medo do Escuro

Essa técnica é utilizada pela Terapia Cognitivo Comportamental a fim de expor a pessoa aquela situação que lhe causa medo e angústia. No caso do medo do escuro a pessoa poderá ser exposta a um ambiente escuro, que lhe cause desconforto. Embora pareça assustador, essa técnica é realizada de forma ética e segura. 

O ambiente é controlado pelo psicoterapeuta e a segurança do paciente é preservada. Além disso, a terapia da exposição tem como intuito mostrar para a pessoa que não há uma ameaça real e que provavelmente o medo é fruto de fantasias e imaginações. Entretanto, essa é uma das alternativas do tratamento, há uma outra variável desta mesma técnica que pode ser útil para alguns casos.

Dessensibilização Sistemática para Medo do Escuro

A dessensibilização sistemática entra como uma alternativa da técnica de exposição, porém com alguns diferenciais. Neste caso, a pessoa não será diretamente exposta a situação que lhe causa medo, pelo contrário, ela será gradualmente exposta a essa situação como forma de se adaptar aos poucos ao ambiente angustiante que é o escuro, até que finalmente consiga ser exposta à situação completa. 

Exemplo: a pessoa inicialmente é exposta em um ambiente com luz e aos poucos essa luz vai sendo reduzida até o momento em que ela seja apagada completamente.

Ludoterapia para Medo do Escuro

Uma alternativa para o tratamento do medo do escuro, é através do brincar infantil. É válido destacar que esse tipo de medo pode ocorrer tanto em adultos quanto em crianças, a diferença pode estar no tratamento e na forma mais eficaz de entender a causa deste medo para tratá-lo posteriormente. 

Diante disso, a ludoterapia poderá ajudar o profissional a identificar do que é que a criança tem medo. Além disso, poderá auxiliar no processo de elaboração deste medo, construindo a partir de atividades lúdicas, formas de lidar e reduzir os impactos causados por ele. Além de possibilitar para a criança a diferenciação entre a realidade e as alucinações causadas pela fobia.  

Agendar consulta

Visualização para Medo do Escuro

Essa técnica pode ser utilizada como uma forma de proporcionar, através da imaginação, um estado de relaxamento para o tratamento do medo do escuro. 

A visualização deve ser realizada em um ambiente seguro e guiada por um profissional qualificado. O uso dela, não exclui a importância de outros tratamentos em conjunto, mas ela pode ser importante inclusive para obtenção de melhores resultados de outras técnicas.

Ela consiste na imaginação de um cenário em que o paciente consiga introduzir ao poucos aquilo que teme e criando recursos mentais para lidar com isso. Além disso, ela pode ser utilizada especialmente para criar um momento de relaxamento e auxiliar a pessoa a emparelhar outros significados e sentidos para aquele medo excessivo que sente do escuro.

É possível tratar o medo do escuro?

Sim. Como mencionado anteriormente há técnicas que podem ser utilizadas especialmente para este tipo de fobia e que podem te ajudar a se livrar dela de uma vez por todas. 

Para tratar o medo do escuro agende uma consulta e tenha uma melhor qualidade de vida.

Consulte um psicólogo
Marisa de Abreu Alves | Psicóloga CRP 06/29493

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.