Manias: 8 formas de ter hábitos flexíveis
Aprenda como ter hábitos mais saudáveis e menos rígidos com a ajuda da Psicologia
Tem sido cada vez mais comum buscarmos maneiras para executarmos nossas atividades cotidianas. Entretanto, devido às altas demandas de produtividade e até mesmo de excesso de trabalho, pode ser que essas maneiras acabem se tornando rígidas, o que pode causar sofrimento nas pessoas.
Diante disso, a relação que você estabelece com suas manias dizem muito sobre a qualidade dos hábitos que você tem construído. Por isso, é importante compreender que há formas de realizar atividades, obtendo os mesmos resultados, mas sendo mais flexível e gentil com você.
Por que as pessoas têm Manias?
Diversos podem ser os motivos pelo qual uma pessoa tem manias. É possível que ela precise desses hábitos para se organizar melhor psicologicamente e assim construir uma linha de raciocínio que a ajude a executar melhor suas tarefas, mas é preciso tomar cuidado para que essas manias não prejudiquem a qualidade de vida da pessoa e de quem está ao seu redor, pois uma das consequências é a dificuldade de aceitar que outras pessoas possuem outros hábitos, os quais podem ser diferentes do que ela está acostumada.
Como lidar com as Manias?
Existem algumas coisas que podem ser feitas para que você estabeleça uma relação mais saudável com suas manias. Primeiramente, é importante destacar que a mania em si não é necessariamente algo patológico, mas se não for tomado o devido cuidado e direcionar atenção adequada a esses hábitos, pode ser que elas se configurem em outras formas obsessivas de se relacionar com o meio ao seu redor.
Por esse motivo, explicaremos 8 formas de ter hábitos menos rígidos e como lidar das melhor maneira com suas manias:
1) Entenda suas manias
A primeira coisa a ser levada em consideração é a própria mania. Para que você consiga manejá-la da melhor forma possível, é importante entender a forma como ela está presente no seu dia a dia. Tente se atentar a frequência com a qual esses comportamentos se apresentam e em quais situações eles se intensificam. Isso pode te ajudar a compreender o que pode estar contribuindo para que você tenha maneiras tão rígidas de executar suas atividades.
2) Por que tenho manias?
Um outro passo importante é compreender o motivo pelo qual essas manias estão presentes no seu dia a dia. Por exemplo, pense na razão pela qual você introduziu esses comportamentos na rua rotina e o que poderia acontecer caso eles não fossem executados dessa determinada maneira. Isso te ajuda a pensar nas razões e consequências da presença ou ausência deles, o que por sua vez, te auxilia na compreensão do motivo pelo qual eles estão presentes e porque são tão importantes para você.
3) Faça um teste de realidade
- Pense na forma como você realiza suas atividades;
- Em seguida, pense no que aconteceria se você fizesse de outra maneira;
- Se pensar nisso te causou desconforto, tente pensar se em algum momento da sua vida você a fez de outra maneira e se realmente isso teve um prejuízo ou um resultado muito diferente do desejado;
- Se a resposta à pergunta anterior foi “Não”, então talvez você possa começar a pensar em algumas estratégias para ser mais flexível com seus hábitos e manias.
4) Não se exija tanto assim
Uma das coisas que aparecem fortemente por trás de diversas manias, especialmente aquelas mais rígidas, é justamente a alta exigência que a pessoa tem com ela mesma. Esse tipo de pensamento pode fazer com seja impossibilitada a flexibilidade, por isso, pegar leve com você mesmo e entender que as coisas podem ser feitas de outras maneiras, pode ser uma forma interessante de lidar com isso.
5) Seja mais tolerante à frustração
A frustração pode ser um fator que contribui para que você tente a todo custo realizar tarefas do modo mais perfeito possível, mas isso pode te causar grandes prejuízos. Por isso, aprender a lidar com as expectativas e que nem sempre as coisas vão acontecer da maneira como imaginou, pode ser útil.
6) Pense em estratégias
Sabendo que há outras formas de realizar suas tarefas, você pode substituir alguns hábitos por comportamentos semelhantes, mas é importante que não sejam os mesmos que você já executava, pois a intenção é a mudança destes hábitos e não a repetição e manutenção deles.
7) Introdução de novos comportamentos
Você pode introduzir aos poucos novos comportamentos para que não cause um grande estranhamento e você consiga se acostumar.
Ao compreender que outros hábitos podem ser inseridos, você consegue articular diferentes formas de executar as mesmas tarefas e com isso ser mais flexível.
8) Procure ajuda profissional
Uma forma importante de construir hábitos flexíveis é entender que possivelmente suas manias estão te prejudicando. Por isso, saiba que você pode procurar um profissional para te orientar e te auxiliar da forma mais adequada.