Mau Olhado
Há algum tempo este tema me fascina, tenho observado como funciona a crença no mau olhado, quais benefícios e "serventias" esta crença teria, e observei que ela pode oferecer alivio à pessoa angustiada com as incertezas da vida.
ACREDITAR EM MAU OLHADO
Há algum tempo este tema me fascina, tenho observado como funciona a crença no mau olhado, quais benefícios e "serventias" esta crença teria, e observei que ela pode oferecer alivio à pessoa angustiada com as incertezas da vida. Isso significa que o supersticioso pode ser uma pessoa que tenta controlar sua ansiedade.
Por exemplo, acreditar que seu namorado foi embora porque a prima colocou mal olhado pode oferecder uma sensação de “Ufa! Não fui eu quem errou, nem foi meu namorado era má pessoa, foi minha prima que colocou mal olhado, portanto a culpa não é nossa”. Isso pode aliviar a dor da perda neste momento.
Também penso se haveria um lado negativo em acreditar em mau olhado, penso no quanto as pessoas podem perder oportunidades de aprendizado, como no exemplo acima aprender a selecionar melhor o próximo namorado, ou aprender a se relacionar melhor com os próximos namorados.
Talvez a crença em mal olhado seja um mecanismo de defesa, uma tentativa ansiosa de se proteger de danos que acredita serem causados por outras pessoas. O que pode ser muito ruim, pois pode tirar de si mesmo a responsabilidade do que acontece em sua própria vida.
O grande problema seria o risco de acabar produzindo uma profecia auto-realizadora. Por exemplo, a pessoa que vai a uma entrevista de emprego mas acredita que a vizinha lhe botou mau olhado para que ela não seja aprovada, pode se boicotar na entrevista, não responder as perguntas conforme a capacidade que tem pois não acredita na possibilidade de aprovação, e quando a recebe a reprovação pode considerar que o responsável foi o mau olhado do outro e não seu comportamento.
A superstição pode levar a pessoa se entregar a rituais onde acredita que magicamente vão eliminar os obstáculos da vida, isto pode reduzir a ansiedade, mas eu me pergunto, será que esta pessoa não está perdendo oportunidade de procurar outros meios de superar os obstáculos da vida?
Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui