Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Atendimento on-line ou presencial na região da Av Paulista. Rua Bela Cintra, 968. - (11) 3262-0621 - Agendamento pelo WhatsApp (11) 99787-4512

Como lidar com a saudade com a ajuda de um psicólogo?

Podemos sentir saudades de pessoas, lugares e até mesmo de experiências.

Namorar a distância pode ser uma situação onde a saudade está frequentemente presente.

De modo geral, sentimos saudade de como nos sentimos quando estávamos com determinada pessoa, num certo lugar ou vivendo uma experiência marcante.

Entretanto uma situação que traz questões particularmente difíceis é a morte de uma pessoa querida.

Como lidar com a saudade de alguém importante que não voltará pode ser assunto para levar ao consultório do psicólogo, especialmente se a perda tiver ocorrido há muito tempo.

Saudade de quem se foi

Como lidar com a saudade é uma questão comum que pode surgir logo após a perda de alguém.

A saudade é uma resposta normal à perda e comum aos sobreviventes e pode funcionar até como um indicativo de bem-estar.

Quando a saudade diminui, pode ser sinal de que o luto está caminhando para sua finalização.

Porém quando a saudade parece não ter fim, pode ser sinal clínico indicativo de luto traumático.

Processo de luto

O luto é um processo natural de adaptação e que vem sendo facilitado por família, organiza­ções religiosas, rituais fúnebres e outros costumes sociais ao longo da história humana.

Mas com as mudanças dos costumes e culturas hoje observamos que algumas pessoas que lutam para vencer as tarefas do luto, podem buscar aconselhamento profissional para ajudá-las com pensamentos, sentimentos e comportamentos com os quais têm dificuldade em lidar.

As maneiras de como lidar com a saudade que são aceitas e promovidas variam no tempo e no espaço cultural ao qual a pessoa enlutada está relacionada.

Hoje podemos sentir o peso da cultura e do contexto social na pandemia do COVID-19 que alterou nossos rituais de despedida e nos colocou muito mais próximos da nossa própria fragilidade.

Então, como lidar com a saudade também passa pelas possibilidades culturais que dispomos para lidar com a morte, com a perda, e como estamos adaptados a elas ou dispostos a romper com algumas convenções.

A presença do falecido

Algumas vezes a pessoa enlutada pode se sentir confusa, sobrecarregada ou mesmo incapaz de lidar com a perda, sem saber como lidar com a saudade. 

Às vezes a saudade pode trazer uma sensação de presença para a pessoa que sobreviveu.

O enlutado pode acredi­tar que a pessoa falecida ainda está presente no tempo e no espaço.

Isto é especialmente verdadeiro no período logo após a morte. Ver, ouvir e sonhar com a pessoa falecida também é comum.

Mas esses fenômenos não são sinais de que há algo errado, somente que existe uma forte saudade.

Como lidar com a saudade

A psicologia pode trazer ferramentas para a pessoa enlutada aprender a como lidar com a saudade.

Ajudar a usar a saudade de maneira positiva pode significar focar nos nossos sentimentos, e na potencialidade que possuímos em sentir as coisas boas que experimentamos no passado em momentos no futuro.

Recuperar a potencialidade interna de sentirmos a satisfação que creditamos a uma situação externa pode ser outro modo de lidar com a saudade.

Como lidar com a saudade também pode ser considerar que ela possa diminuir mas sempre estará lá, ligada a sentimentos de carinho, admiração etc..

Apesar da morte do outro ainda há vida em mim, poderia ser uma constatação terapêutica que promove um movimento para o futuro e para a realização pessoal.

E desse modo, quem sobreviveu deve ser capaz de vislumbrar um horizonte adiante e/ou um sentido para viver com qualidade.

Psicoterapia para lidar com saudade

A psicologia pode ajudar a encontrar maneiras de como lidar com a saudade de maneira saudável e empoderadora.

Isso significa acessar sentimentos desafiadores como a raiva, relacionados diretamente ao falecido e a relação da pessoa enlutada com ele.

Além disso, a psicologia pode ajudar a lidar com sentimentos como tristeza intensa, que pode emergir no trabalho terapêutico após muitos anos do falecimento.

São emoções que afloram nos atendimentos clínicos após alguns encontros, ou desde o início. Psicoterapias psicodinâmicas, terapia cognitiva comportamental (TCC), aconselhamento e terapia de luto são algumas das alternativas da psicologia para ajudar o enlutado a aprender como lidar com a saudade de quem se foi.

Aconselhamento e terapia do luto

Para aprender a como lidar com a saudade um psicólogo pode ajudar com modalidades de atendimento específicas como aconselhamento e terapia do luto.

O aconselhamento envolve ajudar as pessoas a facilitar um luto não complicado ou normal, para que tenham uma adaptação saudável às tarefas do luto dentro de um período razoável.

Já a terapia do luto se refere a um conjunto de técnicas especializadas que são usadas para ajudar as pessoas com reações de luto anormais ou complicadas. O que fazer para acabar com a saudade?

A psicologia é uma grande aliada para mostrar como lidar com a saudade e nos fortalecer.

Através de processos de autoconhecimento e apropriação de nossas emoções, mesmo aquelas mais difíceis, como tristeza e raiva direcionadas a uma pessoa querida, a psicologia é uma valiosa aliada.

Se você estiver passando por um momento difícil em que a saudade aperta e você não sabe o que fazer, busque ajuda profissional.

Agende uma consulta conosco.

ImprimirEmail

Marisa de Abreu Alves
Psicóloga
CRP 06/29493


psi2

Escolha Aqui seu Psicólogo - Quanto Custa a Psicoterapia? - Informações Gerais
Consulta com Psicólogo - Agende Aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade Paulista

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)