Desespero
Algumas situações podem nos colocar em desespero, uma perda, algo que deu errado, um erro nosso ou erro de outro que nos afetou, expectativas que poderiam mudar nossa vida mas que não se concretizaram.
Nem vou colocar exemplos do que poderia causar desespero pois cada pessoa tem seus valores e necessidades e assim, o que poderia ser tranquilo para um pode causar sérios transtornos em outros. O que poderia causar desespero em um momento pode não abalar da mesma forma em outro.
Alguns recorrem aos amigos, a alguém de sua igreja ou grupo religioso, outros recorrem à família, mas alguns preferem ficar só. Em minha experiência percebo que momentos como este podem ser superados com um pouco mais de facilidade quando compartilhados com alguém em quem se possa confiar, mas sempre é possível que haja pessoas que ao invés de ajudar acabam por piorar o problema quando tentamos compartilhar nosso momento de desespero, pois ou não sabem como reagir ao que estão ouvindo ou podem utilizar o momento para contar seus próprios problemas, para falar de como sempre conseguem fazer tudo certo e não entram em situações parecidas ou para julgar e condenar. Por isso pode ser interessante uma certa análise sobre a pessoa com quem partilharemos situações delicadas que causam sentimentos tão fortes como o desespero.
Em momentos de grande emoção negativa, de crise, não costuma caber julgamentos ou lições de moral. Trata-se de um momento onde o acolhimento deveria falar mais alto e posteriormente, quando a calma foi restabelecida podemos pensar em ações a serem tomadas.
O psicólogo pode ser uma pessoa com quem podemos contar em momentos de crise e desespero. O preparo profissional para ouvir e reagir da forma correta pode ajudar quando não estamos conseguindo ver as coisas com clareza.
Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui