Skip to main content

Depressão Infantil: conheça os principais tratamentos psicológicos

Saiba quais são as melhores formas de ajudar seu filho diagnosticado com depressão

Cada vez mais temos estado cientes de que todas as pessoas estão sujeitas às mais diversas formas de sofrimentos psíquicos, sendo uma delas a depressão. Ser diagnosticado com esse transtorno pode causar uma série de reações tanto na pessoa quanto no núcleo familiar em que ela está inserida. Diante disso, ter uma criança diagnosticada com depressão pode ser assustador, especialmente quando há falta de informações acerca de como ocorrem os tratamentos para estes casos. 

Acredita-se que o maior receio dos pais é o tratamento através de medicamentos e os efeitos que estes podem causar no desenvolvimento dos seus filhos. Por isso, é importante entender que há outras formas, não necessariamente medicamentosas, para que seu filho consiga ter uma vida de qualidade, apesar do diagnóstico. 

Meu filho foi diagnosticado com depressão e agora?

Se o seu filho já foi diagnosticado, provavelmente você recebeu um encaminhamento psicológico para que ele possa ter um acompanhamento mais próximo e adequado do caso.

Em cada criança a depressão se expressará de uma forma, apesar de sintomas semelhantes, cada criança em sua particularidade tem seu jeito de lidar e reagir ao transtorno, assim como as pessoas responsáveis por ela. É comum, portanto, que cause uma grande preocupação do que poderá ser feito a partir do diagnóstico. Além disso, pode ser que os cuidadores se sintam responsáveis por isso.

Por esse motivo, se este for o seu caso, pode ser interessante que você busque orientações e um suporte psicológico para lidar com essa situação. Isso pode ajudar, inclusive, no processo de tratamento de seu filho. 

Baixar infográfico! 

Quais os tratamentos para depressão infantil?

Há formas diferentes de conduzir o tratamento quando nos referimos a depressão infantil. O objetivo pode ser o mesmo, o que muda, é o caminho que será percorrido. Para isso, a Psicologia oferece uma diversidade de possibilidades, levando em consideração a particularidade de cada caso, o que inclui idade, a intensidade e a forma em que depressão afeta a criança, entre outras. 

Dentro da Psicologia é possível usufruir de diversas técnicas, sempre com respaldo teórico, para que o tratamento possa ser manejado da melhor forma possível. Com isso, podemos contar com a ajuda de algumas delas:

Terapia Cognitivo Comportamental para depressão infantil

O uso da terapia cognitivo comportamental pode ser um dos mais conhecidos quando falamos do tratamento para transtornos psicológicos, especialmente em crianças. Suas técnicas podem auxiliar não apenas na identificação dos sintomas, mas também na elaboração de estratégias para que um comportamento alvo seja atingido.

Por exemplo, se a consequência para a criança é a dificuldade de socialização, a TCC auxiliará na construção de uma sequência de comportamentos a fim de atingir um comportamento alvo, que no caso, seria conseguir socializar. 

Agendar consulta

Grupos terapêuticos para depressão infantil

Como já foi mencionado, é importante que neste momento, não apenas a criança esteja sendo acompanhada, como também os pais, especialmente aqueles que estão com dificuldade de aceitar que a depressão pode atingir crianças. É comum que alguns negligenciam, por isso, os grupos terapêuticos podem ajudá-los a dialogar com outros responsáveis e ter uma troca interessante a respeito do manejo.

Além disso, a depender da idade, se a criança já adquiriu a capacidade de se comunicar (lembrando que comunicação não é apenas verbal), o uso de grupos terapêuticos para elas pode ser uma boa proposta. Isso pode auxiliá-las a interagir com outras crianças, entender o que está sentindo, além de terem um espaço acolhedor em que se sintam confortável para socializarem e se expressarem. 

Ludoterapia para depressão infantil

Como uma das formas que a depressão pode afetar uma pessoa é através do comportamento introvertido, o uso de técnicas que envolvem o brincar, pode ser uma interessante forma de trabalhar a compreensão de emoções, assim como a expressão delas. 

 A importância do diagnóstico e tratamento da depressão infantil

Não é só importante diagnosticar, como também ter a possibilidade de um acompanhamento adequado e especializado para esse tipo de demanda. Ter uma pessoa de confiança, profissional e especialista no atendimento infantil, é um grande diferencial durante todo o processo. 

A formação de vínculo entre a criança e o profissional é o aspecto mais importante do tratamento, por isso lembre-se da importância de encontrar uma pessoa de confiança e que tenha experiência com a demanda, pois a partir do momento em que você sabe que o seu filho está passando por algum tipo de sofrimento psíquico, é necessário que uma atenção seja dedicada a ele. 

Por esse motivo, levando em consideração o bem-estar e qualidade de vida de seu pequeno, você pode procurar um profissional e buscar orientações a fim de saber qual a melhor forma de tratamento para seu filho. 

Portanto, não hesite e agende já uma consulta com um de nossos profissionais. 

Consulte um psicólogo
Marisa de Abreu Alves | Psicóloga CRP 06/29493

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.