Comportamentos Obsessivos: consequências e tratamentos para esse transtorno
Saiba como a psicoterapia pode te ajudar no tratamento de comportamentos obsessivos
Enquanto pessoas possuímos várias formas de nos organizarmos psicologicamente. Independente desses formatos, é importante levar em consideração que alguns não são tão saudáveis como aprendemos ou como gostaríamos que fossem. Entender isso pode ser algo muito difícil, especialmente quando não temos conhecimento de que agimos de determinada maneira. Diante disso, podemos mencionar como exemplo aquelas pessoas que se organizam de uma forma obsessiva.
Ter comportamentos obsessivos podem trazer sérios prejuízos à qualidade de vida de uma pessoa, especialmente quando estes comportamentos tomam uma grande parte do dia e da rotina dela. Inclusive, um dos critérios para que seja considerado um transtorno refere-se às consequências causadas por ele. Por esse motivo, destaca-se a importância de entender quais são essas consequências e como tratá-las de modo que causem menos danos possíveis à saúde mental desses indivíduos.
Consequências dos Comportamentos Obsessivos
É possível mencionar uma série de consequências causadas pelos comportamentos obsessivos. Compreendê-las e ter o entendimento dos principais âmbitos afetados, é importante para saber manejar cada situação adequadamente.
Primeiramente, é necessário lembrar que em cada pessoa esses comportamentos irão se apresentar de uma maneira e a forma como cada um irá lidar com ele também é algo muito particular. Por esse motivo, serão explícitos alguns contextos nos quais uma pessoa pode ser afetada.
Comportamentos Obsessivos no trabalho
O modo como alguém executa seu trabalho pode definir a forma como ela é percebida neste ambiente. Ter uma maneira de se organizar e ser reconhecida positivamente por isso pode ser algo interessante, entretanto, quando essa organização se torna excessivamente rígida, poderá trazer mais malefícios do que benefícios neste contexto. Dentre os impactos, é possível mencionar a perda de tempo para a realização de uma tarefa, pois uma pessoa com comportamentos obsessivos, pode gastar uma parte considerável do seu tempo pensando em como realizar certa atividade de uma determinada maneira e se comportar de tal forma que tente executá-la exatamente daquele jeito. Com isso, pode até fazer um trabalho com excelência, mas pode ter reduzida sua produtividade a depender de sua função.
Comportamentos Obsessivos no relacionamento
No que se refere aos relacionamentos, a forma obsessiva de se organizar psicologicamente pode afetar a maneira como uma pessoa deseja conduzir uma relação. Há algumas formas de ser afetada(o) pelos comportamentos obsessivos nessa situação:
- Exigir de si uma perfeição inatingível e tentar a todo custo suprir necessidades e ser perfeita(o) para alguém;
- Exigir que uma outra pessoa (funcionários, filhos, parceiros) aja de determinada maneira por considerar a única forma possível de agir e se incomodar caso algo não ocorra como planejou;
- Tornar-se uma pessoa controladora e obsessiva em um relacionamento, podendo ter como efeitos o ciúme e a possessividade, por exemplo.
Entre outras formas derivadas.
Comportamentos Obsessivos na escola
Muitas vezes devido à pressão de familiares, a criança ou adolescente pode se sentir na obrigação de ser a melhor aluna da classe. Com isso, alguns pensamentos podem se consolidar em comportamentos obsessivos que prejudicam seu desempenho na escola, ao invés de ajudar. Em alguns casos, quando atingem um êxito escolar, podem ter consequências tardias na sua saúde psicológica, o que poderá refletir nas formas como:
- Se relaciona com outras pessoas;
- Se percebe enquanto indivíduo;
- Executa outras atividades no decorrer da vida na vida.
Diante disso, foi possível observar alguns dos impactos causados por esses comportamentos. Para lidar com eles, não é suficiente saber sobre suas consequências, é necessário compreender como podem ser tratados e quais os benefícios disso.
Tratamentos para Comportamentos Obsessivos
Os tratamentos dos comportamentos obsessivos podem ser realizados através da psicoterapia. Como já mencionado, cada pessoa manifestará seu sintoma obsessivo de uma maneira, por isso destaca-se a importância de cada caso ser avaliado individualmente, pois é necessário compreender como e o quanto esses comportamentos afetam essas pessoas, levando em consideração que suas origens são distintas.
Com isso, durante o processo de psicoterapia a pessoa poderá ter acesso aos anseios e incômodos que desencadeiam esse tipo de comportamento específico, assim como, do que elas buscam se proteger com eles. Além disso, será possível identificar a intensidade do transtorno para que, a partir disso, possam ser traçadas estratégias para que determinados comportamentos obsessivos sejam reduzidos, proporcionando maior qualidade de vida à pessoa afetada.
Cada profissional fará uso de uma técnica para trabalhar os conflitos que podem estar afetando uma pessoa. Os objetivos são os mesmos: a promoção do bem-estar do paciente. Cada pessoa irá demandar uma forma de cuidado específica, por isso, procure algum profissional com quem você se sinta segura(o) e confortável. Isto é algo valioso para lidar com qualquer dificuldade que você possa estar passando.
Por isso, agende uma consulta com um de nossos profissionais para que você possa ser cuidada(o) da forma mais adequada nesse processo.