Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Atendimento on-line ou presencial na região da Av Paulista. Rua Bela Cintra, 968. - (11) 3262-0621 - Agendamento pelo WhatsApp (11) 99787-4512

  • Início
  • Como cuidar da saúde mental por meio da psicoterapia

Como cuidar da saúde mental por meio da psicoterapia

O cuidado consigo mesmo pode ocorrer de diversas formas, com  boa alimentação, prática de exercícios físicos, meditação, entre outras atividades que você considere como uma estratégia para te ajudar. A psicoterapia, por sua vez, é importantíssima nesse processo, pois pode te auxiliar na compreensão do que tem te deixado ansiosa, aflita, incomodada, com alterações de humor e falta de concentração, por exemplo.

Como cuidar da saúde mental e emocional?

É possível cuidar da sua saúde mental através da Psicoterapia, sendo ela um conjunto de técnicas utilizadas para a promoção de saúde psíquica. O processo se inicia a partir do primeiro contato com a pessoa interessada, no qual é identificado o motivo pelo qual está procurando ajuda. Após esse momento, são abordados alguns pontos cruciais para que o processo funcione bem e seja estabelecida uma boa relação terapêutica, que será pautada no sigilo, na boa comunicação, na ética e no respeito.

No decorrer das sessões, será possível investigar a origem de alguns sintomas e sentimentos e entender a melhor forma de cuidá-los.

É válido destacar que dentro do campo da Psicologia, há vários caminhos que podem ser seguidos para atingir o mesmo fim, que é o seu bem estar. Isso dependerá da abordagem que cada profissional usará durante o tratamento. 

Não é como se existisse uma receita pronta do que funcionará para todas as pessoas, pois somos seres individuais e singulares. Desse modo, cada questão nos atravessa de diversas formas, por esse motivo é importante se atentar a alguns passos que ajudam o profissional a entender melhor. São eles:

  • Entrevista Inicial;
  • Identificação da queixa;
  • Compreensão da história de vida;
  • Entender os contextos em que o mal-estar se intensifica;
  • Compreender se a queixa inicial é, de fato, a queixa real;
  • Investigar a frequência e início dos sintomas;

Como cuidar da saúde mental na pandemia?

Como mencionado anteriormente, a busca por um profissional qualificado pode ser interessante para ajudar a cuidar e preservar sua saúde mental. Não há restrições sobre quem pode ou não fazer. É importante lembrar que o acesso à saúde mental, é um direito de todas as pessoas. Sendo assim, ao pensarmos no contexto de pandemia em que estamos vivendo, diversos são os grupos atingidos pelas consequências do isolamento: crianças, adolescentes, adultos, idosos, casais e famílias, independentemente de seus formatos, grupos étnicos ou classe social, podem ter sido atravessados pelas angústias causadas pela pandemia.

É interessante destacar que, a procura por profissionais pode ser de extrema importância neste momento, pois vivemos um período de perdas e adoecimentos, que precisam ser elaborados com a ajuda adequada. Ter alguém para conversar, te acolher e identificar os principais problemas, é crucial.

Como cuidar da saúde mental no trabalho?

Diversos podem ser os motivos que te impedem de exercer um trabalho de qualidade e que te levam à exaustão nesse contexto especificamente. Entender esses motivos e compreender quais são os seus limites, pode ser um grande aliado no cuidado da saúde mental. A pessoa que será responsável pelo seu atendimento, através das sessões de psicoterapia, irá te auxiliar a identificar o que está acontecendo.

Após identificada a queixa, será feito um levantamento de hipóteses com fim de compreender as causas e quais as melhores estratégias que poderão ser seguidas para te ajudar nesse processo.

De acordo com sua necessidade, alguns pontos poderão ser desenvolvidos:

  • Alívio da ansiedade
  • Lidar com inseguranças
  • Sociabilidade
  • Comunicação
  • Relações interpessoais 
  • Estresse
  • Agressividade
  • Insônia
  • Autoestima
  • Nervosismo

Entre tantos outros.

Como cuidar da saúde mental infantil? 

Como não há restrições, qualquer pessoa independente da idade pode fazer uso da psicoterapia. O cuidado no período infantil pode ser muito importante para prevenir desdobramentos indesejáveis na vida adulta. Isso porque é comum que muitas questões que se intensificam posteriormente, tem suas origens na infância. Diante disso, especialmente se tratando de crianças pequenas, em processo de aprendizado da linguagem, algumas técnicas ludoterápicas podem ser utilizadas a fim de identificar os principais pontos:

  • Queixas;
  • Emoções;
  • Comunicação não verbal;
  • Déficits no desenvolvimento;

Entre outros.

Assim como, auxiliar no desenvolvimento das mesmas.

Agendar consulta

Psicoterapia e Cuidados com a Saúde Mental

Pode existir um imaginário de que apenas o profissional de psicologia atuará de forma ativa no processo, mas diferentemente do que se imagina, existe uma grande responsabilidade do próprio paciente em atuar ativamente, pois apesar do psicólogo ter um papel importante, os resultados só podem ser alcançamos com a participação de ambos, especialmente da pessoa interessada no seu próprio cuidado.

Para isso, é importante que uma relação de confiança seja estabelecida entre as pessoas envolvidas, para que tudo ocorra da forma mais confortável possível, o que é imprescindível para a melhor eficácia do tratamento.

Conclusão

Os sintomas que sentimos podem ser o resultado de um mal funcionamento ou de uma desorganização psicológica, a qual pode ter ocorrido recentemente devido algum trauma ou experiência ruim, mas também que carregamos desde a infância. Por esse motivo, não há restrições de idade para iniciar a psicoterapia. É imprevisível também a sua duração.

Por isso, é de grande importância consultar uma psicóloga de confiança que possa te ajudar a, não apenas se sentir melhor, mas a entender o efeito dos seus comportamentos nas suas relações interpessoais.  

ImprimirEmail

Marisa de Abreu Alves
Psicóloga
CRP 06/29493


psi2

Escolha Aqui seu Psicólogo - Quanto Custa a Psicoterapia? - Informações Gerais
Consulta com Psicólogo - Agende Aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade Paulista

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)