Skip to main content

Avaliação psicológica para laqueadura

A Laqueadura tubária é um procedimento cirúrgico que visa a esterilização da mulher.

Está sendo uma prática comum realizar uma Avaliação Psicológica para fins de indicação do procedimento.

Esta avaliação psicológica pré-cirurgia poderá ser realizada a partir de iniciativa própria, do casal ou da mulher, ou por indicação médica, momento em que se expuseram os diversos métodos contraceptivos (ação, índice de falha, natureza do método, efeitos benéficos ou colaterais possíveis).

Nesta avaliação deve-se avaliar as expectativas e temores do casal, ou da mulher quando comparecer individualmente ao processo. A avaliação da maturidade emocional para encerrar a vida reprodutiva é de grande importância nos locais onde se dispõe do trabalho do psicólogo.

As mulheres com menos de 30 anos, mais ainda se solteiras, devem ser especialmente convidadas a uma reflexão maior e informadas de pertencerem ao grupo com maior risco de arrependimento.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Bibliografia

- Bareiro AOG, Wagner H. Diretriz para indicação de esterilização feminina pelo médico de família e comunidade [Internet]. Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade; 2001 [citado 2009 Out 9]. Disponível em <http://www.sbmfc.org.br/media/file/diretrizes/laqueadura.pdf> Acesso em 2/fevereiro/2015.

- Marcolino C. Planejamento familiar e laqueadura tubária: análise do trabalho de uma equipe de saúde. Cad. saúde pública. 2004 Mai-Jun;20(3):771-9. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2004000300014> Acesso em 2/fevereiro/2015.

Consulte um psicólogo
Marisa de Abreu Alves | Psicóloga CRP 06/29493

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.