Skip to main content

Autoconhecimento

Autoconhecimento é um ganho muito frequente no processo de psicoterapia, mesmo que seu objetivo principal seja adquirir novos comportamentos

 Psicoterapia proporciona autoconhecimento?

Autoconhecimento é um ganho muito frequente no processo de psicoterapia, mesmo que seu objetivo principal seja adquirir novos comportamentos como, por exemplo, ser mais extrovertido, falar em publico, superar síndrome do pânico, motivação, etc. acredito que o autoconhecimento ocorrerá em paralelo.

Tanto a mudança de comportamento como o autoconhecimento podem ser o foco principal da psicoterapia.

Psicologo para autoconhecimentoExplorando o autoconhecimento

Um psicólogo pode fazer o caminho de trás para frente ou de frente para trás ao explorar o autoconhecimento. Por exemplo, pode observar as coisas que você conta a ele e a partir deste conteúdo “ir para trás” em sua história de vida e identificar a origens destes sentimentos e comportamentos atuais. Ou pode ir analisar sua história de vida e significados e antão trabalhar conteúdos importantes.

Você não sabe tudo o que se passa em sua cabeça

Parece estranho isso, não? Mas pode ser verdade, nós também funcionamos no automático, fazemos coisas, vamos a lugares, falamos coisas que se for para pensar no porque destes atos não teremos uma resposta imediata, diremos que simplesmente foi de sua natureza fazer. Será? Porque você ficou extremamente irritado quando levou aquela fechada no transito? Você pode dizer que é devido ao stress. Ok, mas o stress só libera o que já está dentro de você, se não houver uma grande raiva de pessoas que ultrapassam os limites talvez você não reagiria tão mal mesmo estando estressado. Esta raiva, e sua origem, pode ser identificada em um processo de autoconhecimento. Quem te fragilizou e provoca estas reações agressivas no transito? Talvez não seja apenas o motorista do outro carro, você tem um histórico. Identificar este histórico pode ser fundamental no autoconhecimento.

Suas percepções estão relacionadas às vivências

Nossas vivências podem influenciar nossas percepções, por exemplo: um dia você recebe um bombom de um colega, aparentemente sem motivo algum, ele simplesmente passa por você e lhe entrega um bombom. O que isso significou para você?

- Esse colega está te paquerando?

- Ele está tentando te comprar?

- Preza sua amizade e quer demonstrar?

- Ganhou de alguém e não gostou do sabor e para se livrar dele lhe deu o tal bombom?

Muitas vezes você simplesmente não tem oportunidade de saber o porquê da atitude deste colega. Mas quer saber? Pouco importa. O mais importante é entender o que significou para você e o porquê de ter te passado tal coisa pela sua cabeça.

Vamos dizer que você considerou que a pessoa preza sua amizade – Isso pode falar algo a respeito do seu conceito sobre as pessoas e principalmente sobre sua experiências de vida. A pessoa que pensa que o outro preza sua amizade pode ter um conteúdo interno muito diferente da pessoa que pensa que só ganhou o bombom porque o outro não queria mais este bombom. Como acessar o conteúdo interno? Autoconhecimento seria um caminho.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Utilidade do autoconhecimento

Posso pensar em muitas utilidades para o autoconhecimento, talvez ter mais controle sobre sua própria vida seja um dos mais significativos. Assim que você se entender, assim que souber o porquê de agir e reagir da forma que faz hoje você poderá ter ferramentas para agir e reagir da forma que perceber mais produtivo.

A melhor definição de saúde mental que aprendi na faculdade foi que saúde mental reflete a capacidade de optar. O autoconhecimento pode oferecer a oportunidade para saber quais seus conteúdos mentais mais significativos, quando entraram em sua mente e quem sabe como fazer para melhora-los.

Consulte um psicólogo
Marisa de Abreu Alves | Psicóloga CRP 06/29493

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.

Artigos


Fique por dentro das últimas novidades em temas de psicologia e psicoterapia!

Crise-Existencial-O-que-fazer

Crise Existencial: O que fazer e Quando Procurar Ajuda?

Síndrome do Ninho Vazio Como Tratar

Síndrome do Ninho Vazio: Como Tratar?

Ninho Vazio

Ninho Vazio: Quais São os Sintomas e Quanto Tempo Dura?

Compulsões O que é

Compulsões: O que é um ato compulsivo e como identificar?