Skip to main content

Me apaixono pelas pessoas erradas?

Outro dia ouvi esta conversa entre duas moças: “Ele só fica comigo porque eu pago suas contas”. Naquele momento me pareceu claro que esta moça tem consciência de que pode estar, de certa forma, “comprando” um namorado.

 

Isso me fez pensar em todos os outros relacionamentos que são mantidos apesar das coisas desagradáveis pelas quais passam. Pessoas se submetem a relacionamentos ruins onde são exploradas, desrespeitadas, desvalorizadas pelos parceiros, mas ainda assim estas pessoas não terminam a relação. Por quê?

Estes questionamentos me inspirou a escrever este texto em forma de perguntas e respostas:

Psicologo para tratar paixão pela pessoa errada- Estas pessoas não percebem que estão num relacionamento destrutivo?

Muitas vezes percebem sim mas podem acreditam que esta seria a única forma possível ter um relacionamento.

- O que caracteriza um relacionamento destrutivo?

A agressão. Esta agressão tanto pode ser verbal, física ou psicológica.

- Porque estas pessoas simplesmente não rompem esse relacionamento?

Muitos se sentem impotentes e mantem porque o outro não permite romper. Uma vez atendi uma pessoa que foi vitima de um sequestro relâmpago. O assaltante a levou ao banco para que ela retirasse dinheiro, mas em um dado momento ele a deixou só e foi ao banheiro. Por incrível que pareça ela não fugiu ou não gritou por socorro. Ficou lá passiva somente porque “ele mandou”. Infelizmente a agressividade em relacionamentos ruins pode ter este mesmo poder em algumas pessoas, elas simplesmente não caem fora porque o outro “mandou que ficasse”.

- Você considera válida a filosofia que diz “enquanto não encontro a pessoa certa vou me divertindo com as erradas”?

Depende do quão errada pode ser esta pessoa que você está colocando em sua vida. Se esta frase se referir apenas a um relacionamento sem maiores compromissos, ok. Mas se se refere a um relacionamento destrutivo, não seria valido.

- Algumas pessoas trocam de relacionamentos com a esperança de encontrar alguém melhor, mas quando vão ver estão novamente em relacionamentos ruins. Porque isso acontece?

As pessoas podem se sentir confortáveis diante do “velho conhecido” e assim podem repetir o que já não deu certo. É comum encontrarmos pessoas que estão sempre se relacionando com pessoas com o mesmo defeito, alcoólatras, preguiçosos, violentos, etc. Esta pessoa pode não ter consciência do que está fazendo, pode até dizer “ele não era assim”, mas pode até ser que a pessoa tenha dado mostras de ser assim mas a cegueira psicológica a impediu de ver.

- Porque as pessoas ficam cegas no inicio dos relacionamentos?

Somos envolvidos por uma intensidade de sentimentos que pode "embriagar". O ser humano pode se viciar em emoções fortes. Os parques de diversões vendem emoções fortes, o cinema vende emoções, etc. Adoramos tanto estar apaixonados que podemos deixar de lado o obvio.

- Porque colocamos em nossas vidas e nos relacionamos com pessoas que não tem nada a ver conosco?

O velho ditado de que os opostos se atraem nem sempre se aplica. Pessoas opostas podem até sentir atração umas pelas outras, mas o que pode estar sendo chamativo seria a oportunidade de viver uma realidade diferente através da outra pessoa. Essa atração costuma passar em pouco tempo.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

- As pessoas tentam se mostrar melhores do que realmente são só para conquistar? O que seria da vida sem marketing?

Enganamos e somos enganados diariamente, mas o pior é que... as vezes gostamos disso. Gostamos que nos apresentem algo muito bom, e até perdoamos quando a realidade se mostra diferente mais tarde. O ato de se enfeitar, melhorar seu currículo para obter aprovação pode acabar sendo percebido com “esforço pela vontade de conquistar”.

- Porque “os canalhas” são mais sedutores?

Talvez por serem mais seguros, ou não sentirem medo de se colocarem e até de mostrarem suas imperfeições.

- Porque algumas garotas “doces” e tranqüilas têm namorados mal encarados?

Pode ser que tentem compensar algo que gostariam de desenvolver em si mesmas. Não que elas queiram ser mal encaradas, mas talvez queiram ousar, serem mais proativas e, como não conseguem buscam a proximidade com quem acreditam que tem estas “qualidades”.

- Porque as garotas “difíceis” são as mais desejadas?

Tudo o que é difícil pode carregar a ideia de ser melhor. Às vezes é verdade, outras não.

Consulte um psicólogo
Marisa de Abreu Alves | Psicóloga CRP 06/29493

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.