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Tratamentos psicológicos para ansiedade e insegurança

Há diferenças marcantes no que significa ser uma pessoa ansiosa e ser uma pessoa insegura, entretanto, é possível que as duas andam juntas enquanto comorbidades e que os sintomas de uma ocasionam a outra. É importante saber identificar o que está sentindo para que você consiga trabalhar isso da melhor forma possível.

Por que ansiedade causa insegurança?

A ansiedade, além dos sintomas físicos causados (coração acelerado, falta de ar, dores de barriga, etc), pode causar alterações psíquicas que fazem com que a percepção da realidade ao seu redor seja distorcida, com isso, você pode começar a ter algumas sensações persecutórias, amedrontadoras, desagradáveis e se sentir inseguro por isso. 

Claro, a ansiedade não é a única causa da insegurança, a qual também pode originar de determinadas experiências vividas que ficaram registradas e que te impedem de realizar certas coisas atualmente. É curioso que ao reviver determinadas situações, você pode se sentir um pouco ansioso ou  até mesmo ter uma crise de ansiedade. 

Consegue perceber que ambas, apesar de possuírem causas distintas, podem andar juntas e que, compreendo e lidando com uma, é possível aliviar a outra? 

 

Como identificar os sintomas de ansiedade?

Você pode começar prestando atenção em quais situações mexem com você, te deixando com aquele frio incômodo na barriga, talvez até com um mal estar ou com uma tontura. Situações em que você sente medo de ser julgado, de errar ou até ocasiões muito importantes podem te causar alguns desses sintomas. O mais importante é prestar atenção em como você se sente, se atentar caso sua respiração tenha mudado de ritmo, se o seu coração está mais acelerado ou se você, por algum motivo, se sente paralisado de realizar algo, por mais que tenha o desejo de fazê-lo.

Sou uma pessoa insegura?

Você pode ter prestado atenção em alguns dos sintomas mencionados anteriormente e perguntado o que pode estar causando isso. É difícil dizer de prontidão o que é ou deixa de ser, mas realizar o movimento de autorreflexão pode ser útil para compreender em quais situações você sente determinadas coisas e o como isso te afeta. Se é algo que mexe com sua autoestima ou com sua confiança ao realizar certas ações, PODE ser que estejamos falando de uma insegurança atravessada pela ansiedade. Mas como lidar com esses sentimentos?

Tratamentos psicológicos para a insegurança

Ter o acompanhamento de um profissional qualificado pode te ajudar a entender os motivos que causam esses sentimentos. É a partir dessa descoberta que você terá conteúdos para trabalhar e só assim será possível pensar em estratégias para tratar essas questões. Pode não ser tão simples no começo, mas é algo que vale o investimento de tempo, caso deseje compreender melhor o que pode estar acontecendo com você.

Com isso, cada profissional, a partir de sua especialidade, buscará a melhor forma de te ajudar.

Como lidar com a ansiedade e a insegurança?

Para pensar em estratégias é necessário primeiramente compreender algumas de suas causas:

  • Excesso de informações;
  • Autocobrança exagerada;
  • Padrões socialmente impostos através de mídias sociais;
  • Cobrança externa exagerada;
  • Perfeccionismo;

Entre outros

Estas são só algumas de muitas situações que podem nos afetar diariamente. Entendendo isso, podemos falar de alguns tratamentos psicológicos:

  • Psicoterapia: pode te ajudar a compreender as causas e elaborar propostas que podem te auxiliar durante todo o seu processo. A psicoterapia pode ser em grupo ou individual; a depender do caso, pode ser em família ou casais;
  • Técnicas de respiração: podem ser úteis para aliviar alguns sintomas e te ajudar a se reorganizar psicologicamente durante alguns momentos;
  • Desenhos e pinturas: alguns profissionais podem usar a arte a seu favor na hora de identificar e tratar determinados sintomas. O processo artístico, além de instigar a criatividade, pode ser um grande aliado na redução da ansiedade. 

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Cada indivíduo possui suas próprias necessidades e capacidade de elaboração de sintomas, para isso, é ideal que você encontre um profissional de confiança para pensar em conjunto em qual pode ser a melhor proposta para o seu caso. Com isso, você conseguirá entender o que funciona ou não para você.

Além dos exemplos mencionados anteriormente, algumas outras estratégias podem ser utilizadas:

  • Prática de exercícios físicos;
  • Meditação;
  • Boa qualidade de sono;
  • Prezar pelo diálogo;
  • Trabalhar expressão de sentimentos;
  • Música;
  • Danças;
  • Escrita;
  • Leitura;
  • Contato com o ar livre, o que auxilia também na qualidade da respiração;
  • Redução do uso exagerado de redes sociais, que podem estar te causando insegurança e altos níveis de comparações;

Conclusão

Na sociedade em que vivemos, com o acesso exacerbado às mídias sociais e tantas informações, é comum que sejamos afetados por elas. Por esses e outros motivos podemos nos sentir ansiosos e inseguros, por isso, não deixe de procurar um profissional para que você possa entender melhor o que está sentindo e consiga ter o acompanhamento adequado para lidar com essas e outras questões da melhor forma possível.

 

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Marisa de Abreu Alves
Psicóloga
CRP 06/29493


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