Skip to main content

Alcoolismo

A dependência constitui-se basicamente numa relação alterada entre o usuário e o seu modo de consumo de uma substância psicoativa. O alcoolismo, especificamente, é uma doença crônica do cérebro com características de comportamento compulsivo e tendências a recaídas.

 Entrevista cedida por Marisa Graziela Garcia Marques Morais Psicóloga, CRP 06/73805 para a revista do Santuário de Nossa Senhora Aparecida

O que é Alcoolismo

Psicóloga: A dependência constitui-se basicamente numa relação alterada entre o usuário e o seu modo de consumo de uma substância psicoativa. O alcoolismo, especificamente, é uma doença crônica do cérebro com características de comportamento compulsivo e tendências a recaídas.

Psicologo para tratar alcoolismo

Principais Sintomas do alcoolismo

Psicóloga: ABUSO X DEPENDÊNCIA

É importante diferenciar o consumo abusivo do álcool, de quadros de Dependência, pois o tratamento é totalmente diferente. Para fazer o diagnóstico de uso problemático do álcool, basta fazer as perguntas do questionário CAGE (a seguir).

a) Alguma vez você sentiu que deveria diminuir a quantidade de bebida ou parar de beber?

b) As pessoas o aborrecem porque criticam seu modo de beber?

c) Você se sente culpado ou chateado consigo mesmo pela maneira com que costuma beber?

d) Você costuma beber pela manhã para diminuir o nervosismo ou a ressaca?

Uma pontuação positiva de um ou dois itens é considerada clinicamente significativa

Já o Diagnóstico de Alcoolismo deve ser feito quando preenchidos pelo menos 3 dos critérios a seguir, pensando-se sempre nos últimos 12 meses:

- TOLERÂNCIA ; necessidade de quantidades cada vez maiores de álcool.

- ABSTINÊNCIA ; sintomas físicos e psíquicos que aparecem quando o consumo é reduzido ou retirado, por exemplo, tremores, irritabilidade, sudorese, aumento da Pressão Arterial, etc.

COMPULSÃO; desejo incontrolável de beber. A pessoa imagina-se incapaz de ficar em abstinência.

ALÍVIO OU EVITAÇÃO DA ABSTINÊNCIA PELO AUMENTO DO CONSUMO DE BEBIDAS; a pessoa passa a beber preventivamente para evitar os sintomas da abstinência, acima descritos.

RELEVÂCIA DO CONSUMO; beber torna-se prioridade.

ESTREITAMENTO OU EMPOBRECIMENTO DO REPERTÓRIO; à medida que o alcoolismo avança o consumo passa a ocorrer em locais inapropriados como por exemplo no local de trabalho.

REINSTALAÇÃO DA SÍNDROME DA DEPENDÊNCIA; Desejo ou esforços malsucedidos no sentido de reduzir ou controlar o uso da substância.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Necessidade de beber todos os finais de semana pode ser indício de alcoolismo

Psicóloga: Sim. Ao longo da vida cada um desenvolve um PADRÃO particular de consumo de álcool. Assim, ainda que seja so aos finais de semana podemos ter indícios de alcoolismo.

O alcoolismo é um tipo de dependência química

Psicóloga: Embora se trate de uma droga lícita, (estocamos em nossas próprias casas) altera o funcionamento normal do cérebro, assim o que muda é o tipo de droga, (lícita ou ilícita) mas o diagnóstico, evolução e tratamento é igual ao de qualquer droga.

O alcoolismo tem cura?

Psicóloga: Não. Como toda a dependência química, é uma doença crônica, insidiosa (retorna a qualquer tempo) e fatal (leva à morte). Contudo é uma doença EVITÁVEL e que pode ter controle. Este controle é de inteira responsabilidade do paciente. Nem o médico, psicólogo ou família tem a capacidade de controlar a doença.

Consulte um psicólogo
Marisa de Abreu Alves | Psicóloga CRP 06/29493

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.

Artigos


Fique por dentro das últimas novidades em temas de psicologia e psicoterapia!

Como tratar a bipolaridade

Como tratar a bipolaridade com terapia?

Terapia para Síndrome do Pânico

Terapia para Síndrome do Pânico perto de mim

Transtorno Borderline tratamento

Transtorno Borderline tratamento com psicoterapia

tratamento para Síndrome do Pânico

Guia de tratamento para Síndrome do Pânico e suas comorbidades