Skip to main content

Blog


Tratamentos para Dependentes Químicos

Existem muitas opções de sucesso no tratamento da dependência de drogas

Existem muitas opções de sucesso no tratamento da dependência de drogas, incluindo:

  • Aconselhamento comportamental com psicólogo(a)

A abordagem cognitivo-comportamental têm obtido bons resultados no tratamento de dependentes químicos e suas técnicas têm sido utilizadas por diversos profissionais, inclusive médicos.

  • Medicação – farmacoterapia supervisionada por médico(a)

O uso pontual de medicações pode ser necessário para o tratamento de quadros de intoxicação e abstinência de cocaína ou anfetaminas.

A dependência do tabaco pode necessitar de tratamento específico. Atualmente, existem medicações (como a vareniclina – Champix®) que diminuem a vontade de fumar. Adesivos com nicotina podem substituir o consumo do tabaco, quando o fumante para de fumar, evitando os sintomas de abstinência.

  • Avaliação e tratamento de problemas de saúde mental concomitantes, como depressão e ansiedade por psicólogo(a)
  • Acompanhamento a longo prazo para evitar recaídas com supervisão de membro de equipe de saúde mental (psicólogo(a), psiquiatra, enfermeiro(a))

Uma série de cuidados como um programa de tratamento personalizado e opções de acompanhamento podem ser cruciais para o sucesso. 

O tratamento deve incluir serviços de saúde física e mental, conforme necessário. Os cuidados de acompanhamento podem incluir sistemas de apoio à recuperação baseados na comunidade ou na família.

Marisa de Abreu

Psicóloga

CRP 06/29493

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Referência:

https://www.drugabuse.gov/related-topics/treatment

SUPERA: Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de Substâncias Psicoativas: Encaminhamento, intervenção breve, Reinserção social e Acompanhamento / coordenação [da] 9. ed. Maria Lucia Oliveira de Souza Formigoni. 2016.

 

Consulte um psicólogo
Marisa de Abreu Alves | Psicóloga CRP 06/29493

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.