Ajuda Emocional para superar problemas de relação interpessoal
Problemas de interação pessoal podem envolver desde timidez, e dificuldade de se expressar, até transtornos alimentares, transtornos de ansiedade e depressão.
Problemas de interação pessoal podem envolver desde timidez, e dificuldade de se expressar, até transtornos alimentares, transtornos de ansiedade e depressão.
Sentimentos de inadequação ou rejeição podem estar envolvidos na dificuldade de se relacionar com outras pessoas.
O transtorno de ansiedade social (TAS), por exemplo, apresenta como característica marcante um padrão de comportamento evitativo de situações sociais ocasionando prejuízos na vida profissional, acadêmica e social do indivíduo.
O TAS tem como característica o medo excessivo, persistente e irracional de uma ou mais situações nas quais a pessoa é exposta à possível avaliação por parte de outros (por exemplo, comer, escrever, falar em público, interagir com o sexo oposto), temendo comportar-se de maneira humilhante, embaraçosa e/ou a desaprovação ou rejeição por parte dos pares.¹
Problemas de relação interpessoal podem promover a solidão.
A solidão tem sido associada à depressão na literatura especializada. Solidão não é sinônimo de estar sem outras pessoas por perto. Ela pode ser entendida como uma discrepância sobre a qualidade e/ou quantidade de relacionamentos interpessoais que uma pessoa deseja e os que ela possui.²
Estudos que investigaram a solidão indicaram sua relação com expectativas negativas sobre relações, antecipação de rejeições afetivas e pior resposta a estímulos negativos, aludindo a solidão como um processo evolucionista.²
Relações entre a solidão e o isolamento social também foram observadas, mas a influência da solidão na depressão se mostrou mais marcada do que sobre o isolamento.²
Em geral, as questões emocionais estão no cerne dos problemas de relação interpessoal. Especialmente em transtornos como a distimia, uma forma de depressão crônica.
Um(a) psicólogo(a) pode ajudar na superação de questões emocionais que impedem e/ou dificultam seus relacionamentos interpessoais. Não é vergonha buscar ajuda.
Marisa de Abreu
Psicóloga
CRP 06/29493
Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui
1 American Psychiatric Association (2013). Diagnostic and statistical manual of mental disorders (5th ed.). Washington, DC.
2 BARROSO, Sabrina Martins; BAPTISTA, Makilim Nunes; ZANON, Cristian. Solidão como variável preditora na depressão em adultos. Est. Inter. Psicol., Londrina , v. 9,n. 3, supl. 1, p. 26-37, dez. 2018.