Opção para tratar ansiedade infantil sem remédios?
Crianças e jovens com ansiedade são mais propensos a ter dificuldades com amizades, vida familiar e escola.
Crianças e jovens com ansiedade são mais propensos a ter dificuldades com amizades, vida familiar e escola.
Tratamentos para crianças e jovens com ansiedade podem ajudar a evitar que desenvolvam problemas de saúde mental ou uso abusivo de drogas e álcool na vida adulta.
Terapias que fazem uso da fala, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC), podem ajudar crianças e jovens a lidar com a ansiedade, usando novas formas de pensar e agir.
Muitos pais e filhos preferem experimentar psicoterapias em vez de medicamentos como antidepressivos, que podem trazer diversos efeitos colaterais e na sua administração vem acompanhada de questões que fazem com que uma dosagem correta, por exemplo, leve tempo até ser alcançada, aumentado os desconfortos causados pelo medicamento.
A Terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma das terapias de destaque para o tratamento de transtornos de ansiedade em crianças e adolescentes.
O número de estudos e revisões agora é razoavelmente grande; no entanto, os estudos são restritos a amostras comunitárias ou ambulatoriais, com casos leves a moderados.
Evidências derivadas desta revisão indicam que a TCC é eficaz em 58,9% dos casos, em comparação com uma taxa de remissão natural de 16,1% nos controles da lista de espera. Assim, a TCC está associada a um efeito clinicamente robusto.
Marisa de Abreu
Psicóloga
CRP 06/29493
Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui
Referência:
JAMES, Anthony C. et al. Cognitive behavioural therapy for anxiety disorders in children and adolescents. Cochrane Database of Systematic Reviews, n. 2, 2015. https://doi.org/10.1002/14651858.CD004690.pub4