Diferença entre tratamento com psiquiatra e tratamento com psicólogo
Psicólogo(a) e psiquiatra atuam na saúde mental e buscam a promoção do bem estar. Eles(as) podem ou não atuar como membros de uma equipe multiprofissional.
Entre as principais diferenças entre os profissionais destacamos:
O(a) psicólogo utiliza técnicas de tratamento não invasivas, que visam a reflexão e o autoconhecimento. Esse(a) profissional tem a seu dispor inúmeras técnicas e teorias das quais pode dispor, na clínica, no hospital, na empresa, ou mesmo na rua, para auxiliar na melhora do bem estar de quem o(a) procura.
O tratamento terapêutico realizado por um(a) psicólogo(a) é chamado de psicoterapia e envolve, invariavelmente, o contato e a conversa entre as duas partes.
O(a) psiquiatra é um médico especialista em saúde mental. Ele(a) lida (mas não somente) com terapia medicamentosa, e é o profissional da área da saúde mental habilitado a conduzir o tratamento medicamentoso. Costuma atuar em hospitais, clínicas e outras instituições.
A psiquiatria tem fortes bases nas ciências biológicas enquanto a psicologia tem, além da biologia, as ciências sociais e humanas mais próximas enquanto instrumentos para construção do seu fazer- dependendo da abordagem do(a) profissional.
Lembramos que no seu surgimento a psicoterapia era atribuição exclusiva dos médicos.
A psiquiatria clássica passou por uma mudança radical: antes focada no tratamento da doença mental hoje trabalha para a promoção da saúde mental². Antes havia uma lógica de exclusão, de excluir em sanatórios os indesejáveis³. Mas hoje o mote é a inclusão e reabilitação.
Marisa de Abreu Alves
Psicóloga
CRP 06/29493
Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui
1 CORDIOLI, Aristides Volpato. Psicoterapias: Abordagens atuais. Artmed Editora, 2009.
2 AMARANTE, Paulo. Loucos pela vida: a trajetória da reforma psiquiátrica no Brasil. SciELO-Editora FIOCRUZ, 1998.
3 FOUCAULT, Michel. História da Loucura. Tradução de José Teixeira Coelho Neto. 2008.