O que fazer durante surto psicótico?
Durante um surto psicótico ocorre uma perda de contato com a realidade, surge uma percepção onde não há diferenciação entre o mundo real e o imaginário.
A pessoa pode ouvir, ver e, de maneira geral, sentir coisas que são reais exclusivamente para ela- tais fenômenos são chamados de alucinações.
Hoje se sabe que a psicose e a deterioração iniciam-se anos antes das manifestações clínicas mais características da doença. A fase prodrômica (que indica e antecipa um quadro patológico) pode se caracterizar pela presença de ansiedade, insônia, dificuldade de atenção e concentração, irritabilidade, deterioração da performance e das atividades cotidianas, distanciamento social, comportamento desorganizado¹.
É preciso que a pessoa que sofre com sintomas tais como alucinações procure ajuda numa clínica, num hospital ou consultório onde um(a) profissional possa acolhê-la. Apesar do estigma social envolvendo transtornos mentais ser um empecilho na busca por ajuda profissional.
Especificamente é indicado se buscar um(a) psicólogo(a) e ou um(a) psiquiatra.
A intervenção no primeiro episódio oferece uma oportunidade única no tratamento.
Os primeiros passos no manejo clínico do primeiro episódio são a avaliação inicial e o diagnóstico diferencial da psicose. No chamado diagnóstico diferencial devem ser considerados os transtornos psicóticos de base orgânica, incluindo as psicoses relacionadas às condições médicas gerais e às psicoses por drogas, os quadros psicóticos afetivos (mania ou depressão psicóticas), as psicoses agudas transitórias e outros².
A avaliação inicial inclui, além dos exames físico e neurológico completos, exames laboratoriais e radiológicos para excluir possíveis causas orgânicas².
O tratamento farmacológico e as abordagens psicossociais são geralmente indicados e devem ser implementados simultaneamente².
A detecção e a intervenção precoce no primeiro episódio psicótico são fundamentais para diminuir a possibilidade de deterioração na esquizofrenia².
Marisa de Abreu Alves
Psicóloga
CRP 06/29493
Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui
1 GIACON, Bianca Cristina Ciccone; GALERA, Sueli Aparecida Frari. Primeiro episódio da esquizofrenia e assistência de enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 40, n. 2, p. 286-291, 2006.
2 LOUZA NETO, Mario R. Manejo clínico do primeiro episódio psicótico. Rev. Bras. Psiquiatr., São Paulo , v. 22, supl. 1, p. 45-46, May 2000 .Durante um surto psicótico ocorre uma perda de contato com a realidade, surge uma percepção onde não há diferenciação entre o mundo real e o imaginário.