Cuidados que você pode ter ao buscar um tratamento psicológico
A psicologia é, também, um ingrediente da nossa cultura. Isto quer dizer que é cada vez mais frequente que as teorias psicológicas se popularizem e sejam assimiladas pelo linguajar popular e que as pessoas se relacionem consigo e com as outras utilizando imagens e termos emprestados das escolas psicológicas. Mas anos de estudo, dedicação e compromisso científico separam o(a) curioso(a) do(a) profissional.
Com isso em mente caso não é qualquer pessoa que se intitula terapeuta que é um(a) psicólogo(a) psicoterapeuta.
Muitas vezes as pessoas buscam por indicação de algum(a) profissional de algum conhecido, mas você pode tomar a iniciativa e pesquisar por um(a) psicologo(a). É importante que ao buscar um tratamento psicológico você priorize um(a) profissional reconhecido(a) pelo Conselho Regional de Psicologia da sua região. Isso pode ser feito acessando o site do Conselho na internet- uma busca num site de pesquisa pode ajudar a encontrá-lo. Geralmente há disponível uma busca por nome ou por número de registro no Conselho.
Ultrapassada esta etapa mais burocrática é necessário agendar o primeiro encontro com o(a) profissional. Uma vez no consultório repare se o ambiente proporciona privacidade e se você se sente à vontade. É importante que não haja interrupções e que o sigilo e o respeito profissionais estejam presentes.
Leia também "DIFERENÇA ENTRE PSICANÁLISE E PSICOLOGIA"
Após o primeiro encontro é estabelecido um contrato, geralmente verbal, que visa estabelecer compromissos entre as duas partes, como período de atendimento e honorários.
Marisa de Abreu Alves
Psicóloga
CRP 06/29493
Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui
Referência bibliográfica: FIGUEIREDO, L. C. M.; SANTI, P. L. R. Psicologia: uma (nova) introdução. 3. ed. São Paulo:EDUC, 2008. (Série Trilhas).