Quer dormir melhor? Veja algumas dicas:
Respeite o seu ritmo biológico individual, principalmente no que diz respeito ao trabalho: há pessoas que tem mais disposição pela manhã (período vespertino); e há pessoas que são mais dispostas ao trabalho à tarde (período matutino). Procure organizar as atividades para aquele período de maior disposição.
Pratique exercícios físicos regularmente, mesmo uma caminhada, pode ajudar a ter uma melhor noite de sono.
O uso de técnicas de relaxamento e ou meditação podem ajudar a diminuir e controlar a ansiedade e, consequentemente, o estresse. Sem tantas preocupações na mente e com o corpo mais relaxado o processo de sonolência é facilitado.
Manter uma dieta leve com pouca gordura e carboidratos- especialmente próximo a hora de dormir- é outra recomendação de especialistas para quem procura uma boa noite de sono.
A luz do ambiente pode afetar a ritmicidade biológica- ela altera a liberação de melatonina, hormônio produzido pela glândula pineal, que em geral, é liberado na primeira porção do sono noturno. Assim, quanto mais próximo da hora de dormir é indicado buscar ambientes com menos luz. Até a diminuição do brilho de aparelhos eletrônicos como o computador ou o celular podem ajudar o corpo a perceber que é hora de desacelerar e se preparar para dormir.
Leia também "POR QUE PROCURAR TERAPIA?"
Dormir em quartos silenciosos, escuros e com temperatura agradável também são recomendações feitas por especialistas do sono.
Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui
Marisa de Abreu Alves
Psicóloga
CRP 06/29493
Referência bibliográfica: Rosa RR et al. Intervention factors for promoting adjustment to nightwork and shiftwork. In: Shiftwork. AJ Scott (Ed.) Occupational Medicine 5(2), 391-416. 1990.