Skip to main content

Blog


Luto por um amigo e mensagens de apoio emocional

Sabemos que mesmo o luto por um amigo pode nos causar imensa tristeza e desafiar nossa resiliência. Conheça alguns sinais do luto e opções para ajudar enlutados.

A perda de um amigo pode ser tão devastadora quanto a de um irmão ou de outra pessoa muito próxima e significativa em nossa vida.

E muitas vezes nos perguntamos o que dizer ou o que fazer diante da dor daqueles que foram deixados por uma pessoa querida.

Diferentes tipos de luto

É frequente que as imagens de luto que tenhamos em nossa mente evoquem dor, sofrimento e nessa atmosfera imaginamos pessoas vestindo preto e chorando.

Porém nem sempre é assim. O luto por um amigo é diferente para cada pessoa que o experimenta e nem sempre é tão pesado.

Algumas pessoas choram, outras não conseguem derramar uma lágrima.

Determinados indivíduos deixam de se cuidar e são tomados por uma grande tristeza, enquanto outros continuam com seu autocuidado quase que inalterado apesar da infelicidade.

Algumas pessoas não sabem o que dizer quando descobrem que seu amigo morreu, mas há pessoas que se tornam muito falantes, e todas podem estar experimentando uma grande dor, e ansiedade, e outros diversos sentimentos.

cta agende consulta

Vivendo o luto por um amigo

Quando uma pessoa se afasta pode doer em nós essa separação, não só pelo que vivemos mas o que poderíamos ter vivido. E no luto por um amigo essa frustração pode ser ainda mais pungente.

E desse modo, quem passa por esse luto pode sentir raiva, desesperança, melancolia, abandono, frustração e outros sentimentos e sensações.

Apoiar quem vivencia o luto por um amigo pode ser um desafio.

Apoio a quem vive o luto por um amigo

Para ajudar quem vive o luto por um amigo- mesmo se nós formos a pessoa enlutada-, podemos pensar em algumas possibilidades.

A primeira delas é ouvir e se mostrar aberto para ouvir a pessoa enlutada.

Dentro dessa iniciativa geral é importante refletirmos que qualquer manifestação da dor e pesar podem ser benéficas para a pessoa enlutada, e que não há vergonha em chorar, por exemplo.

Se for muito difícil expressar esse tipo de sentimento, quem vive esse luto por um amigo pode buscar apoio e selecionar alguém, ou um grupo, de confiança onde possa acessar e expressar de maneira mais aberta.

Mensagens de luto por um amigo

Com a intenção de apoiar alguém que está passando pelo luto por um amigo podemos pensar em como comunicar nossa preocupação e desejo de superação desse momento ao outro.

E caso você mesmo esteja passando pelo luto, pensar no conteúdo de mensagens de apoio emocional pode trazer alguma reflexão e alívio.

Frequentemente dizer, “não sei o que dizer”, basta para comunicar honestamente nossa sensação de impotência e frustração para quem passa pelo luto por um amigo.

E tal anúncio honesto pode conquistar o apreço do outro ou ajudá-lo a relaxar diante de uma perda que, inicialmente- e às vezes, por muito tempo-, permanece como uma ferida dolorosa.

Mensagens que transmitam o impacto que a perda de alguém querido traz em nossas vidas podem ser pontuais e positivas.

O uso de metáforas pode ajudar na comunicação desse momento, trazendo alegorias sobre a passagem da vida, do tempo, e as transformações que operam continuamente na vida, mudando tudo e todos.

Evitar julgamentos e previsões sobre o futuro são outras opções honestas que nos aproximam dos enlutados.

O importante é refletir sobre o significado daquela perda individualmente, afinal cada um de nós vive uma vida singular e comunicar isso a pessoa que vive o luto por um amigo pode ajudá-la.

Desejar força e coragem para o enlutado e as pessoas mais próximas também pode ser uma boa mensagem de luto.

cta agende consulta

Vida depois do luto

O luto por um amigo pode demorar semanas, meses ou anos.

Tudo depende da pessoa enlutada, sua história pessoal, seus recursos emocionais e o apoio disponível para ela através de outras pessoas e, claro, de quem era a pessoa falecida para ela.

Além disso, vivenciar o luto também pode trazer questionamentos sobre o valor da própria vida e das razões da existência humana.

Essas questões filosóficas podem iniciar um trabalho de investigação que pode auxiliar a pessoa a encontrar sentido(s) para aquela morte, e para a vida, em geral.

Nesses momentos cruciais pode haver uma drástica queda no humor que provoquem sintomas de depressão duradouros em algumas pessoas.

Então atenção e apoio de pessoas próximas podem ser essenciais.

De todo modo, é fundamental construir novos significados, novos rumos para a vida após a perda de um amigo próximo.

Ajuda para lidar com o luto

Como dissemos, o luto por um amigo pode ser um evento difícil onde às vezes mensagens de luto ou outras iniciativas externas podem ser insuficientes para lidar com a perda.

Nesses momentos é sempre indicado buscar ajuda para superar essa crise e seguir adiante num novo rumo que pode ser construído com apoio profissional.

Agende sua consulta conosco e encontre ajuda especializada para lidar com o luto por um amigo.

Referência

BUTION, Denise Catricala; WECHSLER, Amanda Muglia. Dependência emocional: uma revisão sistemática da literatura. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, v. 7, n. 1, p. 77-101, 2016.

Consulte um psicólogo
Marisa de Abreu Alves | Psicóloga CRP 06/29493

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.