O que eu gostaria de saber sobre psicoterapia?
A psicoterapia é uma técnica, ou conjunto de técnicas, utilizada pelo psicoterapeuta no atendimento a uma pessoa ou grupo de pessoas dentro de um contexto de promoção de saúde mental. E é uma das principais atribuições das pessoas que exercem a psicologia profissionalmente.
A busca pela psicoterapia costuma ocorrer em momentos de angústia, quando há a sensação de se "estar numa encruzilhada", ou no momento em que nos deparamos com obstáculos que parecem invencíveis de serem ultrapassados sem ajuda externa. Mas muitas vezes as pessoas procuram um(a) psicólogo(a) para se conhecerem melhor, para navegar no que pode parecer um labirinto dentro de nós mesmos.
A maioria das psicoterapias são consideradas do tipo psicanalítica, baseadas nas teorias de Sigmund Freud, e que se tornaram revolucionárias na sociedade do início do século XX por sua abordagem da sexualidade e do desenvolvimento psíquico¹.
Apesar de revolucionária, a teoria de Freud também se baseava em pensadores da antiga Grécia, como Platão. Há estudiosos que apontam as semelhanças entre os pensamentos de Platão e Freud; por exemplo com relação ao autoconhecimento, enquanto busca racional e também no reconhecimento de atividades irracionais que se revelam em sonho, como ̇única esperança para a felicidade humana e, notadamente, a cura ou terapia associada aos efeitos do diálogo- a terapia da fala, explorada extensivamente por Freud².
Apesar de uma origem comum para a maioria das psicoterapias, há vários tipos de técnicas e teorias, algumas inclusive que bebem de outras fontes, que não a psicanálise de Freud e seus seguidores.
Leia também "Tratamentos Psicológicos"
Assim, o psicoterapeuta, em geral, costuma fazer uso do diálogo para ajudar a pessoa atendida a compreender melhor a si mesma, suas potencialidades e dificuldades, e a maneira que tais qualidades afetam sua vida e sua relação com outras pessoas. Sendo que um objetivo comum a toda psicoterapia é a promoção do bem-estar do indivíduo.
Marisa de Abreu Alves
Psicóloga
CRP 06/29493
Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui
1 FIGUEIREDO, L. C. M.; SANTI, P. L. R. Psicologia: uma (nova) introdução. 3. ed. São Paulo:EDUC, 2008. (Série Trilhas).
2 SIMON, Bennett. Razon y Locura en la Antigua Grecia : las raices clasicas de la psiquiatria moderna. Trad. Felipe Criado Boado. Madrid: Akal Editor, 1984.