Skip to main content

Agressão Psicológica: como tratar e superar o abuso emocional?

Saiba como lidar com as consequências da violência emocional

Agressão psicológica é um dos tipos mais difíceis de lidar entre as formas de abuso que uma pessoa pode enfrentar. Às vezes, ela é tão sutil que passa despercebida por muito tempo, mas à medida que essa agressão se intensifica, os danos psicológicos podem se tornar muito graves. 

Estudos recentes mostraram que a agressão psicológica está cada vez mais presente na vida das pessoas e tem efeitos duradouros sobre a saúde mental. Assim sendo, é importante discutir a agressão psicológica, seus efeitos, como tratar e superar o abuso emocional.

Por que tratar o abuso emocional?

O abuso emocional causa danos severos à saúde mental de quem sofreu e se não tratado a tempo, poderá resultar em depressão, transtornos alimentares e até mesmo relações não saudáveis com substâncias psicoativas, entre outros efeitos na saúde mental. Diante disso, é fundamental tratar o abuso emocional  para recuperar a autoestima, o bem-estar emocional e a saúde emocional de maneira geral. 

Uma vez identificado o abuso emocional, é importante que a vítima procure ajuda profissional. A terapia é o primeiro passo para superar o abuso psicológico. O terapeuta ajudará a vítima a identificar e entender as suas relações passadas e a sua própria história para que ela possa trabalhar com eles. Através do tratamento, é possível modificar comportamentos que contribuem para o abuso emocional, tornando-se mais capaz de lidar com problemas emocionais, adversidades e conflitos consequentes da violência. 

Além disso, é importante que a vítima da agressão psicológica busque apoio em seus amigos e familiares. Essas pessoas podem oferecer apoio e ajudá-la a encontrar a força e coragem necessárias para superar o sofrimento. Por isso, durante a recuperação, é importante que a vítima se sinta segura e acolhida para que possa ter a força de enfrentar os seus problemas. 

Agendar consulta

Como ajudar uma pessoa vítima de agressão psicológica?

O primeiro passo para tratar a agressão psicológica é reconhecer o problema e procurar ajuda. Isso pode ser difícil, pois a vergonha e o medo são sentimentos comuns experimentados pelas vítimas de agressão psicológica. Se você tem medo de procurar ajuda profissional, pode ser útil falar com amigos e familiares que entendem a sua situação. Eles podem fornecer apoio emocional e aconselhamento. Além disso, existem muitos recursos online, incluindo grupos de apoio, ferramentas de autocuidado e terapia virtual para apoiar e ajudar as pessoas que estão lidando com a agressão psicológica. 

Além disso, existem várias ferramentas de autocuidado que podem ajudar a aliviar os efeitos da agressão psicológica. Praticar meditação, respirar profundamente e usar técnicas de relaxamento, como yoga e tai chi, pode ajudar a reduzir a tensão e a ansiedade. Além disso, alimentar-se de forma saudável, dormir o suficiente e praticar atividades ao ar livre também são excelentes formas de melhorar o bem-estar e saúde mental. Entretanto, estas atividades não excluem a importância de um bom acompanhamento psicológico.

É muito importante lembrar que ninguém merece ser abusado emocionalmente. Se você estiver enfrentando uma agressão psicológica, não hesite em procurar ajuda profissional. Existem muitos recursos e tratamentos disponíveis para ajudar as vítimas de agressão psicológica a superar o abuso e recuperar a sua saúde mental. 

Tratamentos para vítimas de agressão psicológica

Existem várias formas de tratamento para a agressão psicológica, como psicoterapia, aconselhamento, terapia de grupo e até tratamentos medicamentosos. A escolha do tratamento adequado dependerá do indivíduo e das circunstâncias da agressão. 

A psicoterapia é considerada uma das melhores abordagens para ajudar as vítimas de agressão psicológica a se recuperarem. Durante as sessões, o psicoterapeuta poderá ajudar o paciente a identificar os sintomas da agressão psicológica e a lidar com as emoções e sentimentos que possam estar associados ao trauma. É importante escolher um psicoterapeuta que seja experiente no tratamento de vítimas de violência psicológica. 

O aconselhamento pode ser muito útil para ajudar as vítimas de agressão psicológica a superar o trauma e entender as emoções associadas ao abuso. O aconselhamento pode ajudar os pacientes a encontrar um novo sentido para as suas vidas, desenvolver a autoconfiança e lidar com os efeitos emocionais do abuso, como ansiedade, depressão e transtorno de estresse pós-traumático. 

Outra abordagem que pode ser útil é a terapia de grupo. Neste tipo de tratamento, às vítimas de agressão psicológica podem compartilhar suas histórias com outros que estão passando por experiências semelhantes. Isso pode ajudar os participantes a sentirem-se mais seguros e menos sozinhos, além de conhecerem novas técnicas de lidar com a dor e o trauma. 

É importante procurar um profissional qualificado para o indivíduo e lembrar que o abuso psicológico é uma questão séria que precisa ser tratada com cautela. 

Qual a melhor abordagem para tratar os efeitos do abuso emocional?

A melhor abordagem dependerá das suas próprias necessidades. Não há uma abordagem psicológica melhor ou pior, há aquela que mais se enquadra no seu estado emocional e que poderá ser mais efetiva para você naquele momento que você está passando.

Diante disso, alguns fatores como o tipo de agressão psicológica experienciado, a duração dessa violência, a idade da pessoa, entre outros fatores, deverão ser levados em consideração na hora de decidir qual profissional procurar. 

De qualquer maneira, o importante é estar ciente de que os tratamentos psicológicos para superar um abuso emocional são sim efetivos e necessários neste momento.  

Se você está passando por alguma situação parecida ou conhece alguém que precise de ajuda, não hesite, entre em contato e agende uma consulta com um de nossos profissionais.

 

Consulte um psicólogo
Marisa de Abreu Alves | Psicóloga CRP 06/29493

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.