Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Traição Virtual

Entrevista cedida para o repórter Sérgio Teixeira - jornal Folha da Região

Traição digital

1) Existe diferença entre traição no mundo real e virtual?

Psicóloga: Eu vejo que pode haver diferença na percepção das pessoas devido ao fato de não haver contato físico enquanto o relacionamento se mantiver a nível virtual, as pessoas acreditam que enquanto não houver contato físico não existirá traição. Mas precisamos definir o que seria traição, na verdade a traição pode ser percebido do ponto de vista emocional ou física.

Um bom parâmetro para definir traição pode ser o sigilo, ou seja, a pessoa que está se relacionando com outra via internet mantém esta relacionamento em sigilo? Se seu (ou sua) parceiro souber ficará magoado? Se a reposta for sim considero que estamos falando de traição.

Psicologo para tratar traicao virtual

2) O que pode levar o parceiro a usar a internet para se relacionar virtualmente ou encontrar outros parceiros para um relacionamento paralelo?

Psicóloga: O ser humano de forma geral é motivado pela emoção, e os relacionamentos via internet podem oferecer muita emoção. O suspense e a imaginação ficam a mil. Não significa que esta pessoa não tenha um relacionamento satisfatório em casa, mas ele pode passar a considerar insatisfatório pois começa a comparar seu relacionamento real, com todas as verdades do dia a dia, com algo que está repleto de “perfeição” – mas que muito provavelmente não se mantenha quando, e se, este relacionamento virtual passar para vida real.

3) A impressão de que o avanço da internet favorece um maior número de traições está correta?

Psicóloga: Creio que a internet favorece todos os tipos de relações, tanto profissionais, intelectuais como as que envolvem sedução e relacionamento pessoal. Quanto mais ocasiões mais ladrões? Talvez. Pode ser mais fácil fazer regime quando não há um só doce em seu armário ou geladeira, da mesma forma pode ser mais fácil não trair virtualmente quando não há computador, internet, etc. Mas seria justo perdermos todas as facilidades que a internet oferece apenas para evitar traições?. O ideal seria cada um pensar um pouco a respeito e antes mesmo de entrar nessa saber o quanto vale a pena, ou não, manter o relacionamento que já tem, ou prejudica-lo com traições tanto virtual como real.

4) Há motivos mais comuns que levam uma pessoa a trair?

Psicóloga: Cada pessoa tem seu motivo, sua realidade e sua história de vida. Há as pessoas que traem para fugir da realidade em seus relacionamento, há as pessoas que não conseguem sair de relacionamentos falidos e apelam para a traição para terem coragem de tomar uma atitude, também há pessoas que traem simplesmente porque não conseguem gerenciar seus impulsos, etc. Claro que um novo relacionamento pode ser muito emocionante e gostoso, mas será que é valido passar a vida em busca de novos e emocionantes relacionamentos?

5) Quem trai também pode sofrer danos emocionais?

Psicóloga: Quem trai pode sofrer também, alguns poderão sofrer apenas quando forem descobertos. O que sofre enquanto não descoberto, normalmente, seria o que tem um nível de consciência mais elevado, trata-se de um sofrimento que o faz pensar, elaborar sua situação atual e ter dúvidas quanto a validade de seus atos.

6) Como a psicoterapia pode ajudar quem traiu ou foi traído a superar a situação?

Psicóloga: A pessoa que foi traída pode ser ajudada de várias formas, por exemplo identificar qual a melhor atitude entre perdoar ou partir pra frente. Cada caso é um caso. Se ela perdoar estará fazendo isso porque a outra pessoa merece ou porque “precisa” deste relacionamento? Vale a pena engolir ou este relacionamento sofreu apenas mais um obstáculo entre tantos que passou e que passará ainda mas que poderá ser superado? A psicoterapia pode ajudar a identificar seus valores, suas prioridades e quais as atitudes que fariam bem para sua saúde mental.

No que se refere a pessoa que traiu podemos ver a psicoterapia como uma possibilidade de em receber ajuda para entender o porque desta traição. Será que não seria melhor romper de vez o relacionamento atual? Ou será que não há soluções melhores para ter uma vida mais ativa e interessante com o parceiro atual? Entender qual a sua realidade, entender o que o levou a traição, será que ele tem medo de manter um bom relacionamento e está boicotando algo que pode ser muito bom? Estas respostas podem ser fundamentais.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Entrevista cedida para revista Capricho

Namoro virtual

Namoro e paquera virtual

Quais as principais diferenças entre o relacionamento pela internet e o da vida real?

Psicóloga: Pela internet há a possibilidade da mentira, ou da “verdade desejada”. Relacionamento pela internet não há convivência espontânea, mas sempre convivência com hora marcada e tempo limitado, há palavras, comportamentos que podem ser manipuladas. Na convivência há olhares, gestos, e posturas que podem dizer muito mais.

Como a garota pode perceber se o contato na internet quer ou não levar o romance para a vida real?

Psicóloga: Pode haver alguns fatores que passam algumas informações, mas talvez o mais fidedigno seria ele propor uma vida real, ou seja um encontro. Caso ele fique muito tempo só na internet pode significar que ele está mas envolvido num mundo de sonhos e fantasias e que não tem interesse em lidar com a espinha no rosto, o mal hálito e todas as adversidades de fortalecem ou definem o relacionamento real.

E o que ela deve fazer para passar o namoro para o "cara a cara"?

Psicóloga: Não costumo dizer para as pessoas que devem fazer, para cada caso pode haver uma solução específica para o momento ou para aquelas pessoas envolvidas, talvez para uns a solução seria falar diretamente o que pretende, para outros pode ser mais interessante observar o que o outro diz e avaliar sua disposição para tal.

psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP