Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Terapeuta

A palavra terapeuta é assim definida pelo dicionário (Michelis):

1 Pessoa que exerce a terapêutica; médico, clínico. 2 Pessoa que conhece bem as indicações terapêuticas.

Portanto podemos considerar terapeuta o profissional que se utiliza de terapias.

Dentro da psicologia muitas vezes usamos o termo terapeuta como uma forma abreviada de psicoterapeuta. Em outras áreas da saúde o termo terapeuta pode surgir como por exemplo o fisioterapeuta, etc.

Agendar consulta com terapeutaTodo psicólogo é terapeuta? ou psicoterapeuta?

Consideramos psicoterapeuta o psicólogo que atua na área clinica, um psicologo que atua, por exemplo no setor de recursos humanos de uma empresa não está exercendo a função de terapeuta, ou psicoterapeuta.

Todo psicoterapeuta trabalha da mesma forma?

Eu diria que todo psicoterapeuta tem a mesma finalidade que seria o atendimento e ajuda psicológica, ou seja aplicar terapia às pessoas que necessitam. Mas os psicólogos tem opções de abordagens diferentes. Há uma quantidade grande de opções de abordagens, por exemplo psicanálise, terapia cognitiva comportamental, junguiana, existencial, etc. Não creio que haja necessidade em conhecer cada uma dela para contratar o serviço de um psicólogo psicoterapeuta pois a finalidade de todos seria a mesma,o bem estar psicológico. Claro que caso alguém sinta sintonia com uma determinada abordagem não haveria problema algum em optar por ela. De toda forma muitos psicólogos, psicoterapeutas, se utilizam de mais de uma técnica em seus trabalhos, podem aplicar uma abordagem ou outra conforme perceberem a necessidade em seu paciente.

Como um terapeuta pode ajudar?

Normalmente o psicoterapeuta ouve as queixas iniciais, ou o que seu paciente relata quanto as sua dificuldades ou metas terapêuticas. Tanto é possível que o psicologo siga seu trabalho atendendo estas metas como pode avaliar,junto com seu paciente, a possibilidade de outros pontos significativos a serem trabalhados. Em alguns casos a família pode ser convidada a comparecer ao consultório, por exemplo nos casos de tratamento da dependência química costuma ser comum a participação da família.

O psicoterapeuta pode trabalhar diante de muitas questões comportamentais, emocionais, profissionais, interpessoais, etc.

Por exemplo: transtorno alimentar, síndrome do pânico, depressão, ansiedades, fobias, medos, relacionamentos, etc. O psicoterapeuta pode tanto trabalhar no sentido de maior consciência de si mesmo, autoconhecimento, melhorar relacionamentos interpessoais, melhor compreensão de si mesmo ou das outras pessoas, modificação de padrões de pensamentos, etc.

Diagnóstico na psicoterapia

Algumas vezes a pessoa atendida em psicoterapia possui em quadro clinico específico que pode ser definido em um diagnóstico, outras vezes não. O psicoterapeuta poderá informar seu paciente quando identificar por exemplo a síndrome do pânico, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, etc. Algumas vezes pode haver a necessidade de realizar a avaliação neuropsicológica, neste caso realizada por um neuropsicólogo. Caso esta necessidade for identificada por um médico ou por um psicólogo este paciente será comunicado.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Marisa de Abreu Alves
Psicóloga
CRP 06/29493


psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP