Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Somatização

Psicologo para somatização

Entrevista cedida para o site Site Abilio Diniz

- O que é somatização?

Psicóloga: São sintomas físicos os quais a medicina não explica a origem e nem constituem um quadro clinico específico, mas seriam de origem emocional. Estes sintomas podem ter sua origem nos pensamentos disfuncionais e emoções fortes que abalam o sistema psíquico. Por exemplo: Uma pessoa está andando pela calçada quando começa a sentir falta de ar, ela tenta continuar sua caminhada, mas o coração dispara, sente uma forte urgência em ir ao banheiro e sua cabeça não consegue ter pensamentos claros sobre o que está acontecendo, ela só sabe que quer sair correndo dali e procurar um pronto socorro pois está com uma forte taquicardia, mas os médicos não encontram nada que possa explicar tudo isso e muitas vezes não identificam a falta de ar, pois percebem a pessoa respirando normalmente apesar da pessoa declarar que não consegue respirar.

- Porque isso acontece?

Psicóloga: Pode haver várias causas, uma delas por ansiedade, e muitas vezes esta ansiedade não é percebida. Em atendimento clinico já recebi muitas pessoas que me diziam que não eram nada ansiosas, mas falavam isso com a voz ofegante e tão rápido, com tantos elementos ao mesmo tempo e sem permitir que outra pessoa participe da conversa pois emendam um assunto no outro.

- Quais são os sinais que a pessoa apresenta de quem deve procurar ajuda?

Psicóloga: Depois de ir ao médico por sentir dores, taquicardia, falta de ar, alterações na digestão, sudorese, etc e sair de lá sem que o médico saiba o que esta pessoa tem devemos investigar a possibilidade de estar somatizando e tratar as causas emocionais.

- O que leva a pessoa a isso?

Psicóloga: Pode haver muitas causas, por exemplo: Preocupação elevada. Falta de percepção de capacidade em resolver questões complicadas do dia a dia. Traumas causados por situações anteriores de vida onde a pessoa se percebeu acuada e sem recursos.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

- A somatização é mais recorrente nos últimos anos?

Psicóloga: Não acredito, mas vejo ser mais reconhecida. Antigamente a pessoa nem tinha coragem de contar à família ou até mesmo de voltar a procurar o médico depois que ele disse “Você não tem nada”. Essa vergonha de sentir algo inexplicável pode ser incrementada com termos usados pelas pessoas ao redor tais como: piripaque, xilique, quer aparecer, só quer atenção, etc.

- A rotina de trabalho influencia?

Psicóloga: Se o trabalho for estressante pode influenciar, não digo isso eferente aos trabalho cansativo, pois mesmo cansando a pessoa pode se sentir realizada e muito motivada em seu trabalho, mas se este trabalho desgasta-la mentalmente e não for nada edificante, sim poderá fragilizar tornar esta pessoa mais suscetível à somatizações.

psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP